Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

“A maior falha de uma cidade é não criar conexão emocional”, diz Marcos Batista

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
26/03/2020 16:42
Na segunda live da maratona proposta pela organização do Smart City Expo Curitiba 2020, o sócio-diretor do iCities Eduardo Mazzarolo entrevistou o diretor de inovação do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (SP) Marcos Batista. O tema foi educação e sociedade digital e como esses conceitos podem ser aplicados na direção de cidades mais criativas.
Na transmissão inaugural da quinta-feira, os especialistas em inovação debateram como os gestores públicos brasileiros podem engajar cidadãos tanto para serem protagonistas, como também usuários dos propósitos de suas regiões.
Fugindo do conceito de que inovação está estritamente ligada à tecnologia, Marcos Batista defendeu uma nova concepção da palavra atrelada a realidade brasileira. "Nossas cidades serão conhecidas por seus tamanhos, pelos problemas que resolvem, transformações que promovem e esperanças que recuperam. Inovação é criar um propósito bem definido e uma conexão emocional", explicou Batista.
Entre os tópicos do debate estão formas de inovar dentro do setor público, como comunicar-se com os cidadãos de forma efetiva e engajá-los em projetos colaborativos. Outro ponto de discussão, envolvendo inclusive casos de cidades turísticas foi a criação de uma identidade e uma missão para os municípios utilizando processos como o branding.
"Cidades que oferecem seus serviços de forma esporádica estão fadadas a morrer. Com a transformação digital e tecnologia surgem outras interações como responder aos desejos das pessoas com velocidade, flexibilidade e precisão. Outras formas de inovar são oferecer serviços de curadoria e o coach comportamental, que vão mais na linha de incentivar e engajar cidadãos em ações", resume Batista.

Maratona de lives

A transmissão ao vivo do vídeo faz parte de uma extensa programação promovida pela organização do evento como forma de esquentar os debates do Smart City Expo Curitiba 2020, que foi adiado para os dias 18 e 19 de junho, devido a pandemia de coronavírus.
As lives estão sendo realizadas no Instagram do evento, ao longo desta quinta (26) e sexta-feira (27). Ao todo serão dez debates. A programação está disponível no portal GazzConecta e nas páginas oficiais do evento.
Assista ao vídeo completo:

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão