Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

Acesso a dados fomenta desenvolvimento de cidades mais criativas e inteligentes

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
26/03/2020 17:11
Na segunda live desta quinta-feira (26) na maratona do Smart City Expo Curitiba sobre cidades inteligentes, o embaixador da plataforma de transformação global OpenExO Francisco Milagres falou sobre acesso de dados, tecnologia e estratégias de inovação com o sócio-diretor do iCities Eduardo Mazarrolo. A maratona, organizada pelo iCities, foi criada como uma forma de fomentar o assunto antes do evento, que precisou ser adiado para junho por conta da pandemia de Covid-19.
Os dois especialistas conversaram sobre como o acesso de dados, tanto gerados pelo poder público quanto por plataformas de tecnologia, pode fomentar o desenvolvimento de cidades mais criativas e inteligentes.
"O desafio é preparar e treinar as pessoas para que consigam ter acesso a esses dados e desenvolver inteligência e informação em cima disso. Do outro lado é preciso que governos e empresas também saibam como tabular e disponbilizar estes dados de forma eficiente", declarou Milagres, durante a transmissão.
O vídeo completo você pode assistir tanto no portal online do GazzConecta, quanto em nosso canal do Youtube. Além da questão de acesso de dados e privacidade, os dois profissionais também falaram sobre como a tecnologia pode ajudar em momentos de crise, como o da pandemia vivida atualmente, além de blockchain, lideranças eficientes e futuro da cadeia de produção alimentar.
"É preciso entendermos que quando falamos em sensores, internet das coisas, drones, isso também é aplicável ao campo, de forma a aumentar a produtividade de nossa cadeia alimentar. Hoje também muito se fala em fazendas verticais, que aproximam o produtor das cidades e reduzem os impactos logísticos desse negócio", comentou Milagres.
Até amanhã (27), outras oito lives serão transmitidas no perfil do Instagram do Smart City Expo Curitiba 2020. Veja a programação.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão