Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

O papel das startups na criação de soluções para cidades inteligentes

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
27/03/2020 00:06
Fechando o primeiro dia da maratona de lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba 2020, o gerente regional do Distrito Spark CWB, Luiz Gustavo Comeli, falou sobre o papel das startups no desenvolvimento ágil das cidades, acompanhado do diretor comercial da iCities, Caio Castro.
Dando exemplos de como esse tipo de empresa pode mudar cenários de crises, como a atual pandemia de Covid-19, o especialista mostrou como o poder público pode criar dispositivos para aproximar startups do processo de criação de soluções para problemas urbanos.
"A capacidade que o sistema de startups tem para dar respostas rápidas para as dores da sociedade é muto alta. Essa experiência que estamos vivendo agora, com a pandemia, e o exemplo dado por startups que estão criando testes para identificar o vírus e trabalhando em impressão de máscaras, por exemplo, nos mostra que é possível a transformação da jornada da economia", comentou Comeli.
Durante a conversa, que foi transmitida ao vivo no Instagram do Smart City Expo Curitiba, o especialista também fez um exercício de como áreas das cidades podem ser usadas como experiência de integração e inovação.
"A Rua XV, em Curitiba, poderia ser transformada em uma rua inovadora, embarcando tecnologia em tudo, desde prevenir o entupimento de bueiros até a conectividade das loja com a rua e com órgãos da prefeitura, como defesa civil e guarda municipal. E esses desafio de inovação deve contemplar a participação de startups que são capazes de trazer dinamismo na busca por essas soluções", comentou.
Amanhã (27), a maratona continua a ser transmitida em mais cinco lives inéditas. Você pode acompanhar a programação completa no site do GazzConecta. As transmissões ao vivo estão sendo realizadas pela organização do evento, após o adiamento do encontro presenciaç por conta da pandemia de Covid-19. O Smart City Expo Curitiba 2020 deverá acontecer nos dias 18 e 19 de junho.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão