Thumbnail

Israel, apesar de pequeno em habitantes, é berço de grandes empresas de tecnologia.

Maratona de lives Smart City Expo Curitiba

Governo, universidades e empresas: a receita do sucesso do ecossistema de inovação israelense

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
25/06/2020 23:11
Israel é um dos países com ecossistemas mais fortalecidos do mundo: com aproximadamente nove milhões de habitantes, ele conta com 250 startups ligadas a tecnologias para cidades inteligentes, além de se tornar o berço de gigantes do mercado da mobilidade como a Moovit, recém-adquirida pela Intel, e a Waze.
A força do ecossistema do país se dá por conta da união entre investimentos governamentais, empresas privadas e universidades. Foi o que contou Ester Peceniski, diretora executiva da Câmara Brasil-Israel do Paraná, na conversa com Eduardo Mazzarolo, diretor da empresa curitibana iCities, durante a 4ª Maratona de Lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba.
"Israel acredita que a inovação e tecnologia só vêm com incentivo em pesquisa e desenvolvimento. O país tem ambientes inovadores que trabalham em uma triângulo entre empresas privadas, universidades e o governo", explica.
Segundo Ester, o vínculo de mercado entre o Brasil e Israel já existe, mas pode ser ampliado. No Paraná, a câmara tem recebido demandas de empresários tanto paranaenses quanto israelenses para traçar estratégias para criar uma ponte entre os países e importar tecnologias.
“Temos três demandas importantes. A primeira é o interesse do Brasil em testes rápidos de Covid-19. A segunda demanda é na área de telemedicina, em um projeto maior do que o atendimento a distância, com objetivo de mudar a saúde otimizando os atendimentos e possibilitando que pessoas longe dos grandes centros possam ser assistidas. Outra demanda do Paraná é o setor de agronegócio, irrigação por gotejamento e controle de pestes” conta.
Israel produz suas tecnologias pensando no mercado externo, o que, na visão da diretora, é um encaixe que pode render ótimos frutos. “Israel tem um mercado interno muito pequeno e produz para o mercado externo. O Brasil tem um mercado interno grande, então eles se complementam. A ideia é que as empresas venham para o Brasil, gerando renda e empregos”, enfatiza Ester.
A câmara realiza anualmente missões técnicas empresariais, levando gestores brasileiros para conhecer e fazer negócios com empresários israelenses. A programação de 2020 foi adiada e a expectativa é que não sejam retomadas presencialmente neste ano, mas a instituição continua trabalhando para estabelecer conexões entre países.

Maratona de lives

Câmaras de comércio debatem qual será o 'novo normal' destas trocas na 4ª maratona de lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo organizada pela curitibana iCities.
Ao longo desta quinta-feira (25), foram realizadas transmissões com representantes da Amcham Brasil, da Câmara Brasil-Países Árabes e o do Department for International Trade do Reino Unido. As lives ficam disponíveis na íntegra no GazzConecta, media partner do evento.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão