Thumbnail

A Maratona de Lives deste mês, discute o novo normal das relações comerciais.

Maratona de Lives Smart City Expo Curitiba

Relação comercial entre Brasil e países árabes ruma para futuro mais sólido

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
25/06/2020 14:10
Qual é o futuro das relações comerciais pós-coronavírus? Câmaras de comércio debatem qual será o 'novo normal' destas trocas na 4ª maratona de lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo organizada pela empresa curitibana iCities.
A primeira transmissão desta quinta-feira (25) reuniu Beto Marcelino, diretor do iCities, e Tamer Mansour, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, discutindo quais são os rumos do comércio internacional.
Tamer Mansour enfatiza a importância da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira para estabelecer boas relações econômicas e culturais. “Hoje a Câmara trabalha cada dia mais para consolidar as relações economias entre o Brasil e o mundo árabe. Nossas relações cresceram dez vezes na últimas décadas, graças ao trabalho do Brasil mas também da Câmara, de mostrar ao empresário árabe como fechar negócios com empresários brasileiros”. 
Segundo o secretário, algumas relações comerciais já estão fortes e estabelecidas. Os países árabes, por exemplo, estão no topo do ranking de importação de proteína animal brasileira. Algumas das grandes empresas do Brasil como a multinacional do ramo alimentício BRF, a mineradora Vale do Rio Doce e a fabricante de carrocerias Marcopolo, já têm indústrias estabelecidas em países árabes.
A ideia é que os negócios se concretizem ainda mais, para além das exportações de subsistência e da economia baseada em derivados do petróleo. “A Câmara começa a ver nos últimos anos a necessidade de levar a relação para outro patamar. Dentro do nosso planejamento estratégico nós temos dois desafios fundamentais. O primeiro é como colocar as informações corretas para criar parcerias a longo prazo, que geram oportunidades de investimentos. Também promover parcerias de empresas brasileiras que possam se concretizar nos países árabes, como espaços para hubs logísticos", enfatiza.

Sentimos de fato a tecnologia

Na opinião de Tamer, as tecnologias das cidades inteligentes que antes não eram tão perceptíveis agora ficam cada vez mais evidentes, utilizadas para levar segurança à população.
“A polícia já monitorava a quantidade de pessoas através de um sistema inteligente de celular, mas começamos a observar que esses sistemas modernos passam a fazer parte do nosso dia a dia depois da pandemia. Agora, o mesmo sistema monitora a quantidade de pessoas e o distanciamento entre os cidadãos. Essa estrutura que escutávamos sobre cidades inteligentes, sobre inteligência artificial, começa a entrar em vigor de uma maneira mais clara”, comemora o secretário.

Maratona de lives

Ao longo desta quinta-feira (25), são realizadas mais transmissões com representantes da Amcham Brasil, da Câmara Brasil-Israel no Paraná e o Departamento de Cidades Inteligentes do Reino Unido.As lives podem ser acompanhadas pelo Instagram do Smart City Expo Curitiba e na sequência ficarão disponíveis na íntegra no GazzConecta, media partner do evento.
As lives podem ser acompanhadas pelo Instagram do Smart City Expo Curitiba e na sequência ficarão disponíveis na íntegra no GazzConecta, media partner do evento.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão