Thumbnail

60 brasileiros integram a comitiva que participa da programação do Smart City Expo Barcelona 2021.

Smart City Expo World Congress, dia 01

“É preciso transformar cidades em laboratórios”, destaca Josep Piqué, para comitiva brasileira em Barcelona

José Godoi Junior, especial para o GazzConecta
15/11/2021 20:00
Networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes. Este é o objetivo do maior evento do segmento mundo, o Smart City Expo World Congress, que acontece entre 16 e 18 de novembro em Barcelona, na Espanha.
O congresso começa oficialmente na terça-feira, mas a comitiva brasileira já está cumprindo agenda na cidade, com o proposito de gerar conexão e oportunidades entre os países.
O GazzConecta cobre com exclusividade o evento, além das visitas da comitiva, que reúne lideranças nacionais para discutir os rumos e possibilidades para tornar cidades mais inteligentes e tecnológicas.
Josep Piqué, presidente da La Salle Technova e um dos idealizadores da conferência, destaca que um dos grandes objetivos desta conexão é "transformar as cidades em laboratórios", descrevendo a mudança que a tecnologia pode proporcionar nas cidades, à exemplo de Barcelona.

Recorde de participação

Neste ano a comitiva brasileira reuniu 60 participantes, o maior número desde o início das viagens, que está na sua quarta edição, promovida pelo Icities. Entre os integrantes das visitas estão o Superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; Eduardo Castanheira Garrido, Presidente do Parque Tecnológico de Itaipu; prefeitos da Foz do Rio Itajaí Açu, em Santa Catarina; vereadores de Curitiba como Pier Petruziello, e Professor Euler; além do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, entre outros líderes.
Para Marcelo Rangel, o Brasil tem muito para se beneficiar do modelo adotado em Barcelona. “No Brasil precisamos mudar a cultura de percepção sobre inovação, facilitar o acesso não somente ao mundo acadêmico, aos técnicos, mas também as pessoas que mais precisam. O Brasil deve utilizar deste mesmo sistema para que possamos ser um expoente na área de inovação”, descreve.
Já para Pier Petruziello a conexão Brasil-Espanha possibilita a resolução de problemas de grandes centros. “É muito importante participar deste momento histórico para Curitiba e levar o conhecimento para a legislação, para podermos elaborar bons projetos de lei, desburocratizando a inovação. Através de uma boa legislação podemos ocupar espaços urbanos e resolver, de fato, problemas das grandes cidades", prevê o vereador.
O primeiro dia da visita da comitiva do Brasil, foi fechada para participantes, e contou com agendas na Universidade de La Salle Tecnova, na Cisco Co-Innovation Center, além de uma visita a Telefônica Diagonal, orgnizado pela Câmara de Comércio Brasil Catalunya.

Acompanhe os destaques do primeiro dia de agenda

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão