Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Smart City Sessions
A primeira edição do evento online Smart City Sessions.| Foto: Hugh Han/Unsplash

Começa nesta terça-feira (8) a primeira edição online de uma das principais iniciativas voltadas a discussões sobre cidades inteligentes no país: o Smart City Session — evento que precede a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, braço brasileiro do principal congresso mundial na área. Com programação dividida entre três palcos digitais, o evento também espaços de networking com especialistas (confira as atrações abaixo).

O Smart City Session, realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, conta com quatro grandes pilares temáticos: felicidade e bem estar; legado da pandemia; resiliência do espaço urbano; além de governança e economia. Com opção gratuita, as inscrições estão abertas pelo site. Acompanhe a plenária principal do evento pela transmissão acima. Para ter uma experiência completa, acompanhe pelo site do evento.

Na abertura do evento, às 8h, reúnem-se os convidados Roberto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities; o prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca; e Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona Internacional.

O destaque do primeiro dia de congresso é o lançamento da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, a partir das 8h20. O documento construído em conjunto por especialistas, universidades, poder público e empresas do segmento de cidades inteligentes traça estratégias para apoiar municípios na estruturação tecnológica e desenvolvimento de uma cidade com soluções inteligentes.

Participam da assinatura da carta os ministros Rogério Marinho, responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia; além de Vitor Menezes, secretário executivo do ministério das comunicações; e o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thomas.

Em seguida, a partir das 8h45, a palestra é com Rick Ribeiro, fundador do portal Mobilize Brasil e da OSCIA Associação Abaporu, no talk inspiracional “Movido pela mente”.

Outro destaque da programação desta terça é a palestra “O legado do novo normal nas cidades”, com Renato de Castro, expert em cidades inteligentes, e Caio Castro, sócio-diretor do ICities.

O GazzConecta é media partner do evento e publica durante os dois dias resumos das palestras e destaques do evento.

Confira a programação completa do primeiro dia de Smart City Session

8h
Abertura do evento

Roberto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do ICities; Rafael Greca, prefeito de Curitiba; Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona Internacional.

8h20
Lançamento da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes

Rogério Marinho, responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia; Vitor Menezes, secretário executivo do ministério das comunicações; e o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thomas.

8h45
Inspirational Talk: Movido pela Mente
10h
Melhores cidades, ruas e espaços em um mundo pós-COVID

Mariana Wandarti Clemente, coordenadora na Cidade Ativa; Edson Yabiku, fundador do estúdio Bridge Arquitetura; José Carlos Mota, professor assistente da Universidade de Aveiro; e Letícia Castro, diretora superintendente no Centro Brasil Design.

10h
Um olhar sobre a resposta local à crise no Brasil: governos enfrentando o desafio da retomada do desenvolvimento nas cidades

Jaewon Peter Chun, CEO do XnTREE; Beatriz Barreto Brasileiro Lanza, pesquisadora e Consultora Centro de Tecnologia em Governo; Heloisa Garrett, presidente da LIDE Paraná; e Patricia Ellen da Silva, secretária de Economia, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

11h
A tecnologia nos faz evoluir como sociedade ou regredir como ser humano?

Claudio Stringari Marques, vice-presidente no ADVB-PR; Nataly Dauer Fiege, head of growth da Meditopia; e Guilherme Krauss, CEO da Humans at Work.

11h
O que podemos aprender com as disrupções derivadas da pandemia

Andréa Sorgenfrei, jornalista e head da Pinó, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo; Lucía Bellocchio, fundadora Trend Smart Cities; Marcela Milano, consultora de inovação do Sebrae; e Paulo Mancio vice-presidente da Accor América do Sul.

13h
Agência Curitiba de Desenvolvimento

Plenária principal.

13h30
O futuro da transformação digital

Itamir Viola, fundador do Viasoft; Jamile Sabatini Marques, diretora de inovação e fomento na ABES; Diego Brites Ramos, sócio e diretor geral da Teltec Solutions; e Adriana Kalinowski, coordenadora de projetos setoriais.

14h30
Sala de discussão: O futuro da transformação digital

Sala de discussão.

14h35
Conexão Cybersec/Semana Paraná Inovador

Plenária Principal.

15h
O papel das Smart Cities em um mundo VUCA

Caio Esteves Ribas, CEO da Places 4Us; Marcos Antonio Batista, fundador da Academia Exponencial; Igor Barros Cordeiro, chefe de gabinete da Câmara de Vereadores de Curitiba; Caroline de Moraes Souza, coach de Vida.

15h
Pós COVID: O desafio das infraestruturas urbanas em um cenário de conectividade

Maurício Casotti, gerente de desenvolvimento de negócios; Edelvicio Souza Junior, Professor da fundação Dom Cabral; Larissa Paredes Muse, líder do Comitê de Marketing do Smart Cities; Sandro Nelson Vieira, CEO da Smartgreen Desenvolvimento de Tecnologia.

16h
O uso de tecnologias como ferramentas responsivas nas cidades

Caio Castro, sócio-diretor da ICities; Fábio Duarte, principal research scientist; Maddie Callis, diretora da City Possible; Ricardo Motta, open innovation lead.

16h
O uso de tecnologias como ferramentas responsivas nas cidades

Fabio Rua, diretor de relações governamentais e assuntos regulatórios; Fabro Steibel, diretor executivo; Henrique Domakoski, superintendente geral de inovação do Paraná; e Leandro Moura, diretor presidente da Celepar.

17h
O Legado do Novo Normal nas Cidades

Renato de Castro, expert em cidades inteligentes; Caio Castro, sócio-diretor do ICities.

17h45
Sala de discussão: O Legado do Novo Normal nas Cidades

Renato de Castro, expert em cidades inteligentes. Sala de discussão.

18h45
Cidades como laboratórios para promoção de novas tecnologias

Eduardo Oliveira Agustinho, diretor do Instituto iPUCPR Cidades Inteligentes; Jean Vogel, diretor do Ágora Tech Park; Rafael Grande, representante do L8 Group.

18h45
Uma visão de oportunidades no mercado de Smart Cities

Pedro Palhares, gerente geral da Moovit Brasil.

Smart City Sessions (edição online extra do Smart City Expo Curitiba)

Quando: 8 e 9 de dezembro de 2020

Onde: online

Ingressos:

Na modalidade gratuita, o ingresso inclui:

  • Acesso às sessões plenárias e paralelas;
  • Acesso à área de expositores;
  • E-book.

Na modalidade paga, o ingresso inclui:

  • Acesso às sessões plenárias e paralelas
  • Acesso à área de expositores e às salas de networking
  • Acesso ao menu de participantes para gerar conexões e marcar reuniões, além de buscar participantes por perfil de interesse
  • Acesso ao conteúdo na íntegra pós-evento
  • E-book
  • Cupom de desconto de 30% para o ingresso Full do Smart City Expo Curitiba 2021
  • Cupom de desconto de 30% para o curso Smart City Expert
  • 1 reunião na rodada de negócios do Weaver em Dezembro de 2020

2° lote: R$ 490, a partir de 01/12

*Quem já possui ingressos para a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, que aconteceria inicialmente em março de 2020, já possui entrada livre para o Smart City Session.

Clique aqui para se inscrever. Mais informações no site do evento.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]