Thumbnail

Qual o impacto da tecnologia na qualidade de vida é o tema da terceira edição da maratona de lives Smart City Expo Curitiba.

Maratona de lives Smart City Expo Curitiba

Turismo inteligente é ferramenta essencial para acelerar retomada de viagens pós-crise

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
28/05/2020 19:39
A terceira maratona de lives do Smart City Expo Curitiba, que se propõe a discutir o impacto da tecnologia para os cidadãos, teve como terceiro entrevistado do dia Antonio Carlos Pereira, gerente sênior de mercado da Indra, multinacional espanhola que oferece soluções de inteligência artificial e ferramentas de monitoramento e gestão.
Na conversa com Caio Castro, sócio-diretor do iCities, Antonio destacou as tecnologias que a empresa fornece para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, e relatou as experiências dos principais cases: o Turismo Inteligente e o sistema de monitoramento de casos de Covid-19.
A tecnologia desenvolvida pela Indra trabalha com o barreamento, ou seja, a união de sistemas já existentes nas prefeituras - como tecnologias da saúde, educação e segurança -, conectando esses dados através de um só sistema que oferece informações úteis tanto para o cidadão como para a melhor gestão das prefeituras.
Antonio destaca como a grande concentração populacional no país incentiva que a gestão seja feita de forma automatizada. “O Brasil está em uma posição diferenciada do mundo, temos uma necessidade de que as coisas aconteçam aqui de forma mais rápida. Cada vez mais as cidades precisarão ser mais digitais para ganhar uma escala na prestação de serviços ao cidadão”, explica. 

Turismo inteligente

Outra tecnologia já presente em outros países que pode ser implementada no Brasil é o turismo inteligente. No sistema, turistas recebem informações completas sore o local que desejam visitar, os estabelecimentos comerciais e ofertas de produtos e serviços; programar sua viagens e visitas; além de verificar quais são os melhores horários ou dias com menos circulação de pessoas, pensando em um cenário de retomada pós-coronavírus.
Na outra ponta, para o município e os estabelecimentos cadastrados, é possível ser mais assertivo na oferta de produtos, reconhecendo especificamente quem é o público e quais as maiores demandas.
“O destino inteligente pode viabilizar a retomada do turismo neste momento. O turista pode ver quantas pessoas estão lá e recebe ofertas e serviços com melhores preços da região. É um futuro que estava a médio e longo prazo antes da pandemia, mas agora vai acontecer em curtíssimo prazo, funcionando como uma saída para recuperação do turismo”, afirma.
Para a retomada segura das atividades também em grandes empresas e indústrias, a Indra esta testando uma tecnologia que faz o monitoramento da saúde dos funcionários através de questionários. Pelo aplicativo C19PES  o usuário verifica se ele faz parte do grupo de risco e quais locais têm grande índice de contágio dentro da corporação. Para o diretor, o sistema depois de pronto vai permitir uma volta segura ao trabalho, conforme as recomendações das autoridades.

Maratona e evento presencial

A terceira edição da maratona de lives é realizada nesta quinta-feira (28) e reúne ao longo do dia representantes de grandes empresas como a Cisco, a Indra, Mastercard, Huawei e Planet Idea. Confira a programação completa. A cobertura dos debates você encontra no GazzConecta, media partner do evento.
O SmartCity Expo Curitiba é a edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo. A terceira edição será realizada entre os dias 9 e 10 de dezembro, em Curitiba.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão