Thumbnail

Solvis é eleita a melhor empresa paranaense de pequeno porte pelo GPTW 2021

GPTW

Solvis celebra o reconhecimento como a melhor empresa de pequeno porte do Paraná para se trabalhar

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
04/11/2021 20:00
Reconhecida como a melhor empresa de pequeno porte do Paraná para se trabalhar em 2021, e a oitava dessa categoria no ranking nacional pela consultoria Great Place to Work, a Solvis comemora suas conquistas depois de um ano de muitas transformações, passando pela troca de diretoria e a estruturação – do zero – da área de gestão de pessoas.
Niane Gonçalves, responsável pela área de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas, revela que a Solvis não tinha uma estrutura de processos e de cultura até sua entrada na empresa, em agosto de 2020, quando recebeu a missão de implementar ações, estruturar todas as áreas e “fazer da Solvis uma empresa desejada”.
Criada em 2001, a Solvis oferece soluções de tecnologia em pesquisa de satisfação para grandes redes. "Era uma empresa com 21 colaboradores, não tinha gestão, só dois gestores das áreas de tecnologia e financeira, e o restante era de operação, respondendo diretamente ao diretor e recebendo as demandas dessa forma. Com a mudança de estruturação da diretoria, veio a iniciativa de construir crenças e valores, que é o nosso guia de conduta e que norteia nossas atitudes e tomadas de decisões”, diz Gonçalves.
A consultoria do Great Place to Work foi fundamental no processo de entender as dificuldades da empresa e ajudar Niane a conduzir as melhores ações em prol do bem-estar dos funcionários e na construção de uma cultura de pertencimento. “Nós tínhamos a nota de 72 em 2019, e passamos para 99 pela satisfação dos colaboradores no ano passado. Foi algo bem expressivo, de fato, como reflexo de uma mudança cultural – de rituais, de engajamento, de alinhamento de informações e de processos”, celebra.
A transformação cultural, o estabelecimento de processos bem definidos e a cartilha interna de crenças e valores auxiliaram também o sistema de recrutamento, possibilitando uma maior assertividade nas contratações, com matches mais alinhados à visão da empresa. Hoje, a Solvis passa dos 50 funcionários, contando com um quadro plural, diverso e com maioria feminina: “das 8 lideranças, 6 são mulheres”, comemora Niane.

Felicidade que gera pertencimento

Para a coordenadora de recursos humanos, fazer os funcionários se sentirem bem, felizes e acolhidos se traduz em um senso maior de pertencimento: "Nossos colaboradores são os verdadeiros promotores da nossa marca, eles vão ao shopping, veem um totem e mandam foto de selfie no grupo do WhatsApp. Isso evidencia o quanto eles admiram a empresa em que estão. É muito legal ver o orgulho que elas sentem! A mensagem principal é: eu me sinto pertencente”.
Pouco mais de um ano depois de receber a missão na Solvis, Niane Gonçalves comemora as conquistas e o reconhecimento pelo Great Place to Work: "Muita coisa aconteceu nesse último ano, e essa grata evidência pelo GPTW mostra que estamos no caminho certo. Ter o apoio das lideranças e da diretoria faz acontecer também. É uma satisfação que não dá para mensurar. Só de saber que está dando certo e de ver as pessoas felizes faz toda a diferença. Para mim, isso é o mais importante”.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão