Thumbnail

Governo do Rio Grande do Sul assina acordo de cooperação com Amazon Web Services

Incentivo à inovação

No South Summit, Governo do Rio Grande do Sul assina acordo de cooperação com Amazon Web Services

GazzConecta
06/05/2022 17:57
O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e a Amazon Web Services (AWS) Brasil anunciaram nessa quinta-feira (5), durante o South Summit Brasil em Porto Alegre, a assinatura de um termo de cooperação que tem como objetivo conjugar esforços para promover e fomentar o ensino, a inovação, a ciência e a tecnologia no Estado.
O documento foi assinado pelo titular da SPGG, Claudio Gastal, e pelo diretor geral para o Setor Público da AWS no Brasil, Paulo Cunha. Firmaram como testemunhas os secretários Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Raquel Teixeira, da Educação, além do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs), Odir Dellagostin.
“Empregabilidade, formação de jovens e estímulo a startups estão entre alguns dos eixos que comporão os esforços conjuntos futuros entre o Executivo e a AWS Brasil, o que significa que os gaúchos terão acesso a oportunidades e ferramentas extremamente competitivas”, afirmou Gastal.
“No dia seguinte à visita nos Estados Unidos, já estávamos à mesa desenhando os projetos conjuntos”, destacou o secretário Balestrin no evento. A titular da Educação também celebrou a cooperação: “Só se constrói um Estado inovador com crianças e jovens. A Seduc tem confiança de que está ajudando a gerar inovação no Rio Grande do Sul”, disse a secretária Raquel.
Intermediado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), o termo de cooperação marca o início do processo de colaboração entre o Estado e a AWS Brasil, sendo que outros documentos podem formalizar, futuramente, contribuições mútuas com outros órgãos de governo.
“A iniciativa do governo estadual é exemplar ao unir duas pontas da economia digital: o fomento à inovação e ao empreendedorismo e a capacitação em computação em nuvem, uma das habilidades de tecnologia mais requisitadas pelo mercado de trabalho”, afirmou Paulo Cunha. O mais recente Estudo Global de Habilidades Digitais da AWS, lançado em 2021, apontou a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem, como software de contabilidade e execução de instância de computação em nuvem AWS como a habilidade mais desejada até 2025 pelos empregadores.
A aproximação entre as duas instituições se iniciou em março deste ano, quando o então governador Eduardo Leite, acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado, visitou a sede da AWS em Arlington, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram apresentadas propostas que incluem capacitação do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, representado por universidades e startups sobre o potencial da computação em nuvem, ajuda para o Estado utilizar os recursos públicos de ensino superior e pesquisa para criar uma força de trabalho na nuvem habilitada a dar suporte à nova economia digital.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão