Thumbnail

Sport tech: conheça 5 startups de esportes

Sport Tech

Espírito olímpico: 5 startups que aproximam atletas e tecnologia

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
30/07/2021 17:05
Depois de adiamentos e cercada de restrições, os Jogos Olímpicos de 2020 finalmente estão acontecendo na cidade de Tóquio, no Japão. À sombra da covid-19 e de novos desafios impostos com o distanciamento social, famílias e atletas encontram na tecnologia a solução para se manterem próximos, mesmo a quilômetros de distância.
Mas, não é de hoje que a tecnologia serve de ponte para a conexão entre diferentes elos do mundo esportivo. No Brasil, as sports techs, startups do setor, já existem há alguns anos.
De acordo com uma pesquisa do Brazil Sport Tech, Supera Parque Liga Insights, braço de pesquisa e inteligência da aceleradora Liga Ventures, existem hoje 135 sports techs no país.
Mais do que permitir que pessoas vejam de perto eventos esportivos, as sportechs atuam em inúmeras frentes que permitem o acompanhamentos de metas de atletas, conexão com clubes e congregações, venda de itens esportivos por preços mais amigáveis, entre outras coisas.
O GazzConecta selecionou 5 startups que estão trazendo inovação tecnológica para o mundo dos esportes no país. Veja lista abaixo:

VOIT

A premissa da VOIT é facilitar a criação de novos atletas. A startup curitibana, fundada em 2020 pouco antes do início da pandemia do novo coronavírus, desenvolveu uma plataforma de venda de itens esportivos de segunda mão. Na prática, a VOIT atua como uma espécie de "Mercado Livre do esporte", oferecendo um ambiente online onde vendedores e potenciais compradores podem anunciar, escolher e negociar seus produtos. A ideia é fazer com que interessados na prática esportiva – seja ela qual for – tenham um estímulo a mais para dar início a hábitos mais saudáveis. No caso da VOIT, o estímulo está nos preços mais baixos dos equipamentos. Em entrevista ao GazzConecta em junho do ano passado, o CEO da sport tech, Gustavo Bakai, explicou que a ideia para o negócio também partiu da percepção de que muitas vezes o atleta opta por não investir altos preços em equipamentos, pois há chance de desistência logo nos primeiros meses.

Atletas.now

Como uma plataforma profissionalizante, a Atletas.now busca fomentar o universo esportivo a partir de cursos e conexões entre uma rede de atletas, patrocinadores e clubes. Em uma análise setorial, a startup se enquadra na categoria de busca de oportunidades para atletas, segundo o Liga Insights. Fundada em 2019, a principal proposta da startup é oferecer aos atletas o acesso a toda uma rede de apoio para a continuidade na carreira, de nutricionistas a psicólogos. Atletas de 84 categorias podem se cadastrar. Hoje, já são mais de 25.000 atletas registrados por lá.

Tero

A Tero é a solução para aqueles que buscam uma oportunidade no esporte em um dos países mais aquecidos quando se fala em futebol, e funciona com uma base de jogadores amadores. Pelo aplicativo, jovens de 13 a 23 anos podem se cadastrar com o intuito de ganhar visibilidade diante de clubes e treinadores em busca de uma vaga na área. A Tero disponibiliza uma plataforma digital em que o atleta se cadastra, preenche seus dados, coloca vídeos de seus próprios treinos e informa seus objetivos profissionais. Ele também pode comparar seu desempenho com outros atletas cadastrados na plataforma. Do lado dos clubes e universidades (do Brasil e exterior), por exemplo, a assinatura da Tero também permite o acesso aos jogadores cadastrados, informações sobre seus desempenhos e momento de carreira. As informações ajudam numa melhor tomada de decisão na hora de recrutar times, por exemplo. Em uma outra frente, treinadores autônomos podem avaliar jogadores na Tero como uma forma de mostrar seus trabalhos.
No ano passado, a sport tech recebeu um aporte de R$ 1 milhão em uma rodada de captação que contou com a participação de André Barros, fundador do Desimpedidos, além de empreendedores e investidores anjo ligados a empresas como WeWork, Biz Capital, QuintoAndar e Volanty.

Load Control

A Load Control é uma startup mineira e que baseia a sua atuação em dados. Desde 2016, ano em que foi fundada, a empresa se dedica à prevenção de lesões em atletas. Para isso, a empresa analisa informações sobre treinamentos e indicam aos atletas momentos de potenciais riscos e ajudam na escolha das cargas corretas para cada treino — tudo por aplicativo ou pela web. Algumas métricas são frequência cardíaca e questionários sobre esforço, dor física e duração do treino, por exemplo.

Gravol

A Gravol tem DNA brasileiro, mas foi desenvolvida no Vale do Silício. A sport tech trabalha com a coleta de dados de jogos em formato de vídeo para que os treinadores, em um app, possam analisar o desempenho dos atletas a partir de estatísticas reais. A proposta é dar aos técnicos um apanhado de informações que possam ajudar a gerir os times da melhor forma. Estão na lista de pontos analisados as finalizações, posses de bola etc. Fundada em 2017, a startup faz parte do programa “Acelera Startup”, da Federação Paulista de Futebol.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão