Thumbnail

Daniel Colella e Vinicius Donin, sócios da Combudata, criada em 2019.

Startup

Startup que pretende digitalizar mercado de combustíveis levanta R$ 2,8 milhões

Aléxia Saraiva
10/08/2020 22:50
Trazer
agilidade e inteligência para o mercado de combustíveis – um dos mais
tradicionais e analógicos do Brasil, além de essencial para qualquer empresa
que lide com logística e transporte – foi o ponto de partida para a fundação da
CombuData, startup curitibana que anunciou investimento de R$ 2,8 milhões em rodada
liderada pelo fundo Canary, com participação dos cofundadores da Mobly Mario
Fernandes e Victor Noda.
Fundada
em julho de 2019 por Daniel Colella e Vinicius Donin, a CombuData tem como
carro-chefe um software de gerenciamento de precificação de combustível. Com
sua primeira versão lançada em dezembro, a plataforma nasceu de uma necessidade
identificada por Colella de dar transparência aos compradores da commodity. Com
experiência na área de consultoria para empresas, ele endossa a dificuldade e o
tempo gastos para se chegar ao melhor preço para compra — o que se torna automatizado
com o produto da startup.
“O que a consultoria fazia de forma manual era dar transparência para o comprador de combustível em relação à sua condição comercial: ele está comprando bem? Esse é um preço justo, competitivo? Nossa visão foi trazer essa resposta para uma plataforma user friendly, em que ele já tem uma visão do que precisa fazer”, aponta o cofundador e CEO.
Com
base nas notas fiscais das compras de combustível realizadas pelo cliente, o
software apresenta uma visão geral de preços de combustíveis e qualifica sua
condição comercial, levando em conta outros custos da cadeia de suprimentos (tais
como custos de produto, fretes e impostos).

Lançamentodo marketplace

Em
julho, a startup lançou seu segundo produto: um marketplace para conectar
compradores e fornecedores. Com a plataforma, a empresa promete ajudar na
democratização do mercado, colocando potenciais clientes em contato com preços
competitivos de ofertantes menores. Até o momento, a plataforma foi lançada nas
praças de São Paulo e Paraná.
Segundo
Donin, o marketplace foi idealizado desde o início da startup como um possível produto
complementar ao software de inteligência. “A gente simplifica todo o processo,
dá a garantia das cotações — a do dia e a escolhida. Assim, as plataformas são complementares
em termos de solução”, aponta.
Enquanto
na CombuData a startup cobra um valor fixo ao mês para o acesso à plataforma, no
marketplace é cobrado uma taxa sobre o valor negociado.

Rumosda startup

Com
o aporte levantado em plena crise, a startup pretende investir em melhorar a
tecnologia dos produtos e o suporte ao cliente, aumentando a equipe. De março a
julho, a empresa passou de 5 para 17 colaboradores, e está com 9 vagas abertas.
Como consequência, espera passar de 15 a 80 clientes na CombuData até o final
do ano, além de expandir o CombuMarket para novas praças.
Atualmente, a startup analisa os preços de em média 4 milhões de litros por mês. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 140 bilhões de litros de combustíveis foram vendidos no mercado brasileiro em 2019.
Marcos
Toledo, managing partner no fundo Canary, afirma que o investimento endossa a
oportunidade existente neste setor de mercado. “O fato de a CombuData não só
oferecer uma plataforma que traz competitividade para os players desse mercado
por meio de dados, mas também uma consultoria para ajudá-los com contratos e
ainda um marketplace mostra a visão completa que os founders têm do setor.
Muito animador ver times muito bons atacando mercados grandes e não óbvios no
Brasil", comenta.
“Nossa missão é reinventar o comércio de combustível e sua dinâmica de funcionamento. Esse é um mercado gigantesco e com muito impacto na vida do brasileiro. O transporte rodoviário move o Brasil. [Queremos] educar e desmistificar esse mercado, ensinado para o cidadão que é importante saber mais sobre isso”, completa Daniel.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão