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Daniel Kulisky, CEO da PYM.

Startup

Startup cria rede social que compartilha fotos analógicas entre amigos

Aléxia Saraiva
10/07/2020 19:38
Em meio ao isolamento social, uma startup com sede em Curitiba lançada em junho busca reconectar os amigos em quarentena. A premissa da Pym é ser a primeira rede social de fotos impressas, compartilhando memórias na forma tanto física quanto digital. Cada “momento” – nome da rede para as fotos compartilhadas – integra, além da imagem, um QR Code, que é vinculado a um link que reforça essa memória, como uma playlist de músicas ou um vídeo no Youtube.
O design dos "momentos" são inspirados no Instagram e, além da foto no formato quadrado, incluem legenda, localização e o QR Code personalizado.
O design dos "momentos" são inspirados no Instagram e, além da foto no formato quadrado, incluem legenda, localização e o QR Code personalizado.
Segundo Daniel Kulisky, cofundador e CEO da Pym, a premissa da rede é ter um modelo “on-off-online”. Ou seja: a interação começa online, através do app. O usuário cria os momentos e insere o endereço dos amigos para quem deseja enviar as fotos. A interação se concretiza de modo offline, com a entrega física da foto, para então voltar para o meio online através do acesso ao QR Code.
“Atualmente, a gente recebe tudo pelo WhatsApp. Nossa ideia é dar um passo atrás: eu quero te mandar uma memória com uma relevância muito maior. Em vez de mandar uma foto online, você recebe em casa um mimo pensado para você. Isso cria um vínculo muito maior”, explica o CEO. “Conectar e aproximar pessoas faz parte no nosso DNA”, endossa Kulisky.
O app da Pym é gratuito e está disponível para Android e iOS. O serviço de revelação e entrega custa R$ 9,90 por unidade, incluindo o envio para qualquer lugar do Brasil. Desde sua inauguração, a Pym já foi procurada para realizar os mais diversos tipos de ações corporativas: desde uma ação de endomarketing para os funcionários em home office até o lançamento de uma música no Spotify – ambos utilizando o recurso do QR Code de maneira personalizada.
Apesar do recém-lançamento, a ideia
da empresa está sendo concebida há mais de dois anos. Foi em outubro de 2019,
porém, que Daniel e seus sócios – Rudiney Franceschi e Giovanni Tecchio –
começaram a concretizar a Pym. A empresa atualmente conta com cinco
colaboradores: Daniel e seus dois sócios, e mais dois colaboradores para as
funções de branding e de logística.
A expectativa é de completar o
primeiro mês de operação com 1,2 mil fotos enviadas. Além de diversos estados
do Brasil, já foram enviados momentos para Egito, Paquistão, Estados Unidos – o
que, para Daniel, sinaliza uma boa aceitação do público. Para ele, a próxima
fase é receber feedback dos usuários para melhorar a plataforma e aprimorar os
envios internacionais.
“Queremos seguir o playbook de uma startup
enxuta e saudável para focar em um investimento-anjo de smart money”, relata. “A
ideia é: comece pequeno, desenvolva rápido e tenha a ambição de escalar
globalmente – assim, um possível investimento potencializa bastante nosso
crescimento”.

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