Sustentabilidade

Startup desenvolve sistema para fiscalizar o descarte irregular de lixo

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
16/01/2020 19:15
A Habicad desenvolve, desde 2015, soluções de gestão para prefeituras e está implantando mais uma tecnologia que promete impactar o meio ambiente e as cidades.
A startup de Ponta Grossa, a 100 km de Curitiba, está testando um sistema de gestão de resíduos, que mapeia de pequenos a grandes geradores por meio de dados fornecidos pelas prefeituras e imagens de drones e câmeras de monitoramento.
A base de dados oferece ao município todas as informações sobre quem são os produtores de lixo, desde casas com poucos moradores, até grandes condomínios ou empresas que produzem mais de 100 litros de resíduos por dia.

+ Siga o GazzConecta no Instagram!

Com a tecnologia, os municípios têm acesso a um panorama completo, que pode ajudar na gestão de resíduos, além de contribuir diretamente na fiscalização do descarte irregular. O objetivo da plataforma é reduzir os custos das prefeituras em questões relacionadas à gestão do lixo.
Segundo um dos sócios da Habicad, Rodrigo Balyuk, a quantidade de lixo produzido não muda, mas passa a ter destino adequado, diminuindo os impactos do lixo no meio ambiente.
"Com o descarte equivocado ou irregular a prefeitura acaba recolhendo resíduos que não são de sua responsabilidade”. O sistema está em fase de testes e deve estar disponível no mercado nos próximos meses.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão