
Uma iniciativa que surgiu como projeto da faculdade e se transformou em uma startup, cujas soluções já estão sendo implementadas. Essa é a história da IrriGate, agtech fundada por estudantes de engenharia eletrônica e da computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que foca em serviços de irrigação inteligente.
A IrriGate deu seus primeiros passos no segundo semestre de 2019, quando foi pensada para um trabalho de uma disciplina. O público-alvo da startup são produtores da agricultura familiar, fazendas urbanas, famílias e empresas que possuam jardins e pequenas hortas.
Até o momento, a IrriGate desenvolveu três protótipos
O IrrigaEasy consiste em um sistema de irrigação inteligente para jardins empresariais, hortas residenciais e fazendas urbanas
O IrrigaPlay é um produto de nebulização eficiente com controle de temperatura para estufas agrícolas.
O IrrigaPro é um serviço de irrigação autônoma por tipo de cultivo com monitoramento do pH do solo, previsão local de chuvas e geadas utilizando sensores sem fio alimentados por energia solar para a agricultura familiar.
Todos os produtos possuem monitoramento remoto via aplicativo com dashboards.
“Desenvolvemos os produtos pensando nas principais dores enfrentadas por agricultores, que são, basicamente, a falta de precisão para garantir os níveis adequados de umidade na plantação, gastos desnecessários de recursos, como tempo e água, e o trabalho majoritariamente realizado de forma manual. Nossas iniciativas resolvem todos esses problemas, desta forma aumentando a produtividade”, explica o estudante Breno Gonçalves, um dos criadores da IrriGate.
Os produtos ofertados pela startup possuem inúmeras vantagens, começando pelo fato de que são equipamentos móveis, únicos e prontos para uso, sem necessidade de montagem. Além disso, há diferentes possibilidades de sensoriamento, adaptando-se, portanto, à necessidade do cliente.
Os protótipos da IrriGate foram instalados na Fazenda Urbana da Prefeitura de Curitiba, no Cajuru.
-
Palanques e empresários: quais são os principais entraves na campanha de Lula
-
Com 30 assinaturas, senadores protocolam pedido de abertura da CPI do MEC
-
Como o PT deve se comportar nas votações do Auxílio Brasil e do voucher caminhoneiro
-
O que a lei diz sobre os benefícios que Bolsonaro quer criar e ampliar em ano eleitoral