Thumbnail

Startup usa irrigação inteligente na fazenda urbana da Prefeitura de Curitiba, no Cajuru.

IrriGate

Startup de estudantes da PUC-PR ajuda agricultores com irrigação inteligente

GazzConecta
10/06/2021 16:00
Uma iniciativa que surgiu como projeto da faculdade e se transformou em uma startup, cujas soluções já estão sendo implementadas. Essa é a história da IrriGate, agtech fundada por estudantes de engenharia eletrônica e da computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que foca em serviços de irrigação inteligente.
A IrriGate deu seus primeiros passos no segundo semestre de 2019, quando foi pensada para um trabalho de uma disciplina. O público-alvo da startup são produtores da agricultura familiar, fazendas urbanas, famílias e empresas que possuam jardins e pequenas hortas.
Todos os produtos possuem monitoramento remoto via aplicativo com dashboards.
“Desenvolvemos os produtos pensando nas principais dores enfrentadas por agricultores, que são, basicamente, a falta de precisão para garantir os níveis adequados de umidade na plantação, gastos desnecessários de recursos, como tempo e água, e o trabalho majoritariamente realizado de forma manual. Nossas iniciativas resolvem todos esses problemas, desta forma aumentando a produtividade”, explica o estudante Breno Gonçalves, um dos criadores da IrriGate.
Os produtos ofertados pela startup possuem inúmeras vantagens, começando pelo fato de que são equipamentos móveis, únicos e prontos para uso, sem necessidade de montagem. Além disso, há diferentes possibilidades de sensoriamento, adaptando-se, portanto, à necessidade do cliente.
Os protótipos da IrriGate foram instalados na Fazenda Urbana da Prefeitura de Curitiba, no Cajuru.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão