
A declaração do imposto de renda 2020 começa em março e termina em abril. Pensando na tarefa que é um verdadeiro pesadelo para muitos brasileiros, a startup catarinense Leoa lançou uma plataforma gratuita homônima que promete desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar contas ao leão. A assistente virtual está disponível para cadastro e vai operar pela primeira vez no IR deste ano.
De acordo com Eduardo Canova, CEO da fintech, a solução tem como objetivo permitir que o próprio contribuinte prepare sua declaração corretamente sem precisar de um contador e, principalmente, sem cair na malha fina após a análise da Receita Federal. A plataforma já está disponível e vai operar pela primeira vez no IR 2020. “Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.
+ Siga o GazzConecta no Instagram!
Para agilizar e facilitar o processo, a Leoa possui tecnologia de machine learning para sugerir as melhores respostas aos usuários. Se um contribuinte declara ser casado e ter um filho de 20 anos, por exemplo, o sistema alerta para não indicá-lo como dependente, uma vez que há grandes chances de a Receita não aceitar (por ser maior de idade) e a declaração ir direto para a malha fina. “Com a plataforma, as pessoas não precisam saber nada de imposto de renda, precisam apenas seguir os passos”, garantiu o administrador de empresas.

Mas como a plataforma é gratuita e a startup precisa se rentabilizar, a Leoa também oferece antecipação de restituição — mediante cobrança de 1,5% a 3,5% ao mês de juros. Segundo Canova, a fintech possui um funding próprio de R$ 3 milhões para essa linha de crédito e está estruturando um fundo mais robusto com uma gestora do mercado. “Não queremos só antecipar a restituição, mas também oferecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, antecipou o executivo.
LEIA TAMBÉM
>>> Inteligência artificial e robôs são aposta do contact center
>>> Inscrições abertas para o programa de aceleração da C&A
>>> Para ter valor, use dados
-
Como o mercado reagiu à troca no comando do Ministério de Minas e Energia
-
Pressão local existe, mas maiores “vilões” da inflação brasileira vêm do exterior
-
Tudo (ou nada) que pode mudar na política de preços dos combustíveis
-
Grupo de apoio a Bolsonaro é suspenso do Telegram por suposto conteúdo ilegal