Thumbnail

Eduardo Canova é CEO da fintech Leoa.

Leoa

Startup lança plataforma gratuita para simplificar declaração do IR

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
20/01/2020 20:29
A declaração do imposto de renda 2020 começa em março e termina em abril. Pensando na tarefa que é um verdadeiro pesadelo para muitos brasileiros, a startup catarinense Leoa lançou uma plataforma gratuita homônima que promete desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar contas ao leão. A assistente virtual está disponível para cadastro e vai operar pela primeira vez no IR deste ano.
De acordo com Eduardo Canova, CEO da fintech, a solução tem como objetivo permitir que o próprio contribuinte prepare sua declaração corretamente sem precisar de um contador e, principalmente, sem cair na malha fina após a análise da Receita Federal. A plataforma já está disponível e vai operar pela primeira vez no IR 2020. “Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.
Para agilizar e facilitar o processo, a Leoa possui tecnologia de machine learning para sugerir as melhores respostas aos usuários. Se um contribuinte declara ser casado e ter um filho de 20 anos, por exemplo, o sistema alerta para não indicá-lo como dependente, uma vez que há grandes chances de a Receita não aceitar (por ser maior de idade) e a declaração ir direto para a malha fina. “Com a plataforma, as pessoas não precisam saber nada de imposto de renda, precisam apenas seguir os passos”, garantiu o administrador de empresas.
Na plataforma basta seguir os passos para declarar o IR. Foto: Reprodução
Na plataforma basta seguir os passos para declarar o IR. Foto: Reprodução
Mas como a plataforma é gratuita e a startup precisa se rentabilizar, a Leoa também oferece antecipação de restituição — mediante cobrança de 1,5% a 3,5% ao mês de juros. Segundo Canova, a fintech possui um funding próprio de R$ 3 milhões para essa linha de crédito e está estruturando um fundo mais robusto com uma gestora do mercado. “Não queremos só antecipar a restituição, mas também oferecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, antecipou o executivo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão