Para curtir a viagem

Startup lista 5 cuidados que o passageiro deve ter para viajar tranquilo nessas férias

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
08/01/2020 17:00
Nas
férias de fim de ano, o fluxo de pessoas nos aeroportos do país chega a
aumentar 30%. Junto com essa maior corrente de turistas, crescem também
reclamações por atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagens,
overbooking e cobranças indevidas. Diante dessa variedade de problemas, o
Gabriel Zanette, de 26 anos, criou em 2016 a Liberfly, lawtech especializada na
mediação de conflitos entre passageiros e companhias aéreas.
A startup
começou a atuar atendendo reclamações de usuários nas redes sociais das
empresas aéreas, principalmente sobre cancelamentos e atrasos. Hoje, a Liberfly
oferece consultoria gratuita para quem possui dúvidas sobre os próprios
direitos e analisa a probabilidade e facilidade com que um problema de viagem
pode ser resolvido na Justiça, por meio de algoritmos de inteligência
artificial.
“O
trabalho jurídico é realizado por escritórios de advocacia parceiros e só é
cobrado se o cliente ganhar. Neste caso, a Liberfly fica com 30% de comissão e
o passageiro, com o restante da indenização”, informou Zanette.
De acordo
com o advogado, a startup solucionou 7 mil casos até o final de 2019, com 98%
de sucesso. Algumas indenizações de alto valor chegaram a R$ 10 mil, sendo que
a maioria delas foram sobre cancelamento e atraso de voos. “Aumentamos o número
de casos atendidos em cerca de 20% por ano”, calculou.
Para evitar dor de cabeça nas férias de janeiro, confira cinco dicas listadas pela startup:
1- Problema climático
O mau tempo impede a operação dos voos nos aeroportos. De qualquer maneira, vale checar se o motivo do cancelamento ou atraso é esse mesmo. É importante verificar se outros voos estão decolando. Outra dica é tirar fotos do painel de avisos de voos para criar provas em caso de problemas.
2- Registro da bagagem
Extravio de bagagem ocorre com bastante frequência. Por este motivo, é  importante tirar fotos da bagagem aberta (para registrar itens pessoais) e fechada antes de ela ser despachada, assim como da etiqueta de identificação colocada no momento do check-in.  Como reforço de segurança, itens de valor devem ser levados, preferencialmente, na mala de mão.
3- Check-in antecipado
O passageiro deve realizar o check-in pelo site ou pelo aplicativo da companhia aérea e chegar, pelo menos, com duas horas de antecedência para voos nacionais. Em alguns casos, a companhia aérea consegue assentos em posições melhores do avião ou até antecipar a viagem.
4- Escalas espaçadas
Evite comprar passagens que possuam escala com espaçamento curto entre os voos. O risco de uma viagem atrasar e prejudicar a próxima é alto, o que gera transtornos e até atraso na chegada do destino final.
5- Comprovantes aéreos
Peça um comprovante escrito de todo comunicado que a companhia aérea emitir sobre algum problema, como atraso e cancelamento do voo ou extravio de bagagem. O objetivo não é ingressar com uma ação judicial contra a empresa, mas sim negociar com ela e solucionar o problema de forma mais rápida.

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