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Hoje a equipe Polen têm 12 funcionários, a previsão é que a equipe aumente para 25 pessoas.

Fintech Social

Startup Polen recebe aporte de R$ 380 mil para contratações e desenvolvimento

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
05/02/2020 19:58
A startup curitibana Polen recebeu nesta quarta-feira (5) um aporte de R$ 380 mil, de quatro fundos brasileiros de investimentos.  Criada em 2014, a startup considera-se uma "fintech de impacto social", uma vez que negocia parcerias entre empresas e ONGs, para fortalecer vendas online através de doações.
Segundo Renata Chemin, co-fundadora da startup, o investimento será destinado para a ampliação da equipe, de 12 para 25 colaboradores, além do desenvolvimento de tecnologias para melhorar a plataforma de recolhimento de doações e disponibilizá-la em lojas físicas e aplicativos.
O valor foi levantado em conjunto pelos fundos Angels4Impact, Bossa Nova Investimentos, GVAngels e Curitiba Angels. Este último, está pela segunda vez aportando valores na fintech social.
“Investir em empresas é ter consciência que elas também promovem impacto social, gerando renda, trabalho e felicidade”, comentou a presidente do Curitiba Angels, Marcia Beatriz, quando questionada sobre o motivo para investir na empresa.

Doações aumentam 15% as vendas

Os sócios da fintech, Renata Chemin e Fernando Ott. Foto: Divulgação
Os sócios da fintech, Renata Chemin e Fernando Ott. Foto: Divulgação
Para tentar estimular clientes a finalizarem compras online, a Polen oferece a e-commerces a possibilidade de atrelar a venda a uma doação. De acordo com os sócios da startup, essa estratégia garante um crescimento de até 15% no total de vendas, uma importante redução na taxa daqueles que abandonam os carrinhos, antes de finalizar a compra.
As doações, que no ano passado ultrapassaram a marca dos R$ 280 mil, podem ser feitas de duas formas: na primeira delas, as lojas se comprometem a destinar uma porcentagem do valor da compra para doação, oferecendo ao consumidor a possibilidade de escolher qual projeto social beneficiar.
A segunda opção trata-se do "arredondamento", isto é, o cliente escolhe fazer o pagamento de um valor cheio pela compra, destinando os centavos do arredondamento para qualquer uma das mais de 360 ONGs parceiras da startup.
Marcas como a Klin Calçados, Pierre Cardin, Quintess, Dux Suplementos e 99 App são alguns dos clientes da Polen e colaboram para instituições sociais das mais diversas áreas, como combate a fome, saúde, apoio a infância e a proteção animal.
Com o aporte dos fundos de investimento anjo e o desenvolvimento da plataforma, os gestores da startup esperam que o valor de arrecadação de doações em 2020 chegue a R$ 700 mil.
“O recurso não chega para a ONG já destinado para usar em uma área específica, por isso o projeto tem liberdade para investir onde realmente precisa como estrutura, equipe, e deixar de depender de voluntariado para potencializar o trabalho”, explica Chemin.

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