Thumbnail

Empresa gaúcha adaptou sua tecnologia para aplicar solução que desinfeta ambientes, ajudando no combate ao coronavírus.

SkyDrones

Startup testa drones para desinfectar ruas contra coronavírus em apenas 10 minutos

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
22/04/2020 19:56
Na onda das empresas que estão adaptando suas tecnologias para ajudar no combate ao coronavírus, a gaúcha SkyDrones desenvolveu uma solução que desinfeta espaços públicos com mais eficiência que pulverizadores comuns através do uso de drones.
A tecnologia, que já funciona na aplicação de herbicidas e monitoramento de lavouras, foi adaptada para a limpeza de espaços públicos, diminuindo de uma hora para dez minutos o tempo de desinfecção de ruas. A SkyDrones importou os protocolos chineses que utilizam de água sanitária e cloro concentrado para a limpeza dos espaços, eliminando o vírus de superfícies. A tecnologia também ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Segundo o diretor da Sky Drones, Ulf Bogdawa, entre as maiores vantagens da utilização de drones estão a segurança e agilidade. “Na desinfecção com o pulverizador normal, bem como no campo, a pessoa que está aplicando se envolve na nuvem de produto químico. Como drone, o piloto fica de longe e as pessoas não entram em contato com o produto”, esclarece.
O drone realiza voos com três metros de distância do solo. Foto: Divulgação/SkyDrones
O drone realiza voos com três metros de distância do solo. Foto: Divulgação/SkyDrones
A empresa foi uma das primeiras do Brasil a desenvolver a tecnologia de veículos não tripulados. O drone batizado de Pelicano 2020 pode ser utilizado para desinfetar áreas áreas públicas, prédios e objetos de rua.
No mercado há 13 anos, a SkyDrones trabalha há quatro com equipamentos voltados para o monitoramento e aplicação de pesticidas em lavouras. Segundo Ulf, a China já conta com 20 mil drones para fazer as pulverizações, contra 500 do Brasil. Pensando nisso, a empresa disponibilizou um protocolo chinês para que outros fabricantes de drones também possam utilizar a tecnologia.

Primeiros testes

O primeiro teste foi realizado no Parque Harmonia, na capital do Rio Grande do Sul, no dia 23 de março. O segundo voo-piloto foi realizado no dia 16 de abril, no centro de Porto Alegre. A área foi isolada pela brigada militar da cidade. Cinco minutos após a aplicação o espaço foi liberado para a circulação.
Empresa gaúcha adaptou sua tecnologia para aplicar solução que desinfeta ambientes, ajudando no combate ao coronavírus.
Empresa gaúcha adaptou sua tecnologia para aplicar solução que desinfeta ambientes, ajudando no combate ao coronavírus.
O drone substitui cerca de 10 pulverizadores tradicionais utilizados nas costas dos aplicadores e oferece ainda um mapeamento e histórico sobre as áreas que passaram por desinfecção.
A empresa disponibilizou a tecnologia para que a prefeitura de Porto Alegre utilize conforme a evolução dos casos. Na avaliação da prefeitura, a desinfecção não é uma demanda neste momento. Caso ela se torne necessária, a tecnologia estará liberada para utilização. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a capital gaúcha soma 394 casos e 10 mortes até 22 de abril.

Água sanitária concentrada

Segundo Ulf, a solução é composta dos mesmos princípios ativos da água sanitária, com mais concentração. A solução é a mais indicada para a limpeza segundo o setor de química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O Pelicano 2020 possui um tanque removível com capacidade de armazenamento de 10 litros para aplicar o produto desinfetante. O equipamento tem autonomia de pulverização em até 25 hectares (250 mil metros quadrados).

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão