Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
E-book: principais tendências que vão impactar as empresas em 2022
| Foto: Divulgação/WebSummit

Após quatro dias de conferência em Lisboa, o Web Summit, maior evento de inovação e tecnologia do mundo, apresentou insights sobre o que empresas podem esperar para o setor em 2021.

A conferência reuniu fundadores e CEOs de empresas de tecnologia, startups, representantes de instituições públicas e chefes de estado para responderem a uma audiência de mais de 42 mil pessoas o que deve estar na agenda das lideranças e das organizações para o próximo ano.

O GazzConecta em parceria com a Hotmilk produziram conteúdos sobre os destaques da programação. Fruto da cobertura, a Hotmilk produziu um guia com as principais tendências em tecnologia para 2022 de acordo com executivos e lideranças que palestraram durante o evento.

Dividido entre tendências em ESG, habilidades digitais, inteligência coletiva, experiências do funcionário e cultura organizacional híbrida, confira o e-book gratuito com o conteúdo completo.

Tendências para 2022 | Destaques

ESG e um chamamento ao comprometimento coletivo

Coincidentemente, este ano, o Web Summit aconteceu em paralelo à COP26, a conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, onde os líderes mundiais buscaram se alinhar em torno de uma agenda única e de novos compromissos para diminuir a emissão de CO2 e outros gases que contribuem para o aquecimento do planeta.

Apesar dos encontros partirem de pontos diferentes, acabaram convergindo em uma mesma direção: um alerta para a necessidade de compromisso e ações efetivas em busca de frear o aquecimento global. Segundo os palestrantes, apenas com a tecnologia é possível atingir estes objetivos.

Habilidades digitais

Antes mesmo da pandemia, já estava claro que o mundo estava se digitalizando. O único detalhe adicionado pelo isolamento social e pela necessidade de adoção do trabalho remoto por boa parte das empresas no mundo, foi a velocidade imposta para essa transformação. De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey com CEOs, 67% deles disseram que a epidemia global mudou o ritmo de transformação do trabalho.

O que significa que se já esperávamos que habilidades digitais seriam parte essencial do futuro do trabalho, elas agora são o presente.

Inteligência Coletiva

Colaboração e inteligência coletiva foram tema recorrente quando o assunto eram as habilidades necessárias para o futuro. Para os palestrantes do Web Summit, comunidades digitais são a chave para a inovação nos próximos 10 anos.

Employee Experience

Em palestras e painéis de diferentes temáticas, employee experience marcou presença. O cuidado com a experiência dos funcionários tornou-se assunto-chave nas organizações, por endereçar vários problemas.

Entre as principais tendências o aumento do engajamento com o trabalho, principalmente das novas gerações, assim como a necessidade de atração e retenção de talentos.

Cultura híbrida

Muito se falou durante o Web Summit 2021 sobre cultura organizacional, principalmente no que tange o desafio de criar uma cultura que abrace as mudanças trazidas pela pandemia – trabalho remoto e trabalho híbrido, principalmente.

Durante os meses de isolamento social foi se cristalizando uma certeza de que o trabalho remoto favorecia a produtividade. Diversos estudos e pesquisas apontavam para essa direção. Até que, recentemente, um estudo publicado na Nature Human Behavior colocasse em cheque essa afirmação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]