Thumbnail

O objetivo foi estimular troca de conhecimento e experiências de pessoas e organizações que buscam diariamente a evolução da sociedade por meio de negócios de impacto.

Premiações

Negócios de impacto: conheça os vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2022

GazzConecta
01/12/2022 20:20
A 3ª edição do Prêmio Impactos Positivos 2022 se encerrou nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, durante o Encontro Impactos Positivos, realizado na sede do Cubo Itaú, em São Paulo, com a divulgação dos vencedores das três subcategorias de Negócios de Impacto e Ecossistema de Impacto.
Conhecido como “Oscar do Bem”, a iniciativa reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2022

Negócios de Impacto

Empreendimentos que têm como objetivo gerar impactos socioambiental e resultado financeiro positivo de forma sustentável em nossa sociedade.

Ideação (negócios em fase de formação)

Mocambo (João Pessoa, Paraíba) – Criação de galinhas caipiras com o uso de novas práticas de melhoria e aproveitamento dos recursos naturais e tecnológicos para a produção de ovos, biofertilizantes e biogás, de forma a gerar renda, segurança alimentar e protagonismo feminino nas comunidades quilombolas da Paraíba.

Operação (empresas já formalizadas)

Acmella Beauty (Macapá, Amapá) – Desenvolvimento de fitocosméticos capilares, corporais e faciais com potencial medicamentoso, baseados em inovação tecnológica, sustentabilidade de princípios ativos, matérias-primas hipoalergênicas e de alta eficácia, para reduzir o risco de alergias e impactos socioambientais.

Tração (empresas no mercado há mais de um ano e em crescimento)

Central da Visão (São Paulo, São Paulo) – Realização de cirurgias oftalmológicas mais acessíveis para pessoas sem plano de saúde, contribuindo com a redução das filas de cirurgias oftalmológicas no SUS, em especial para catarata, que hoje tem mais de 500 mil pessoas.

Ecossistema de Impacto

Empresas e organizações que investem e apoiam os negócios de impacto no país.

Dinamizadores (instituições que fomentam o ecossistema de impacto)

Departamento de Educação Social de Itanhaém (Itanhaém, São Paulo) – Difusão dos princípios de equidade, da dignidade humana, de combate a qualquer forma de violência no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à superação da exclusão, da evasão e das desigualdades educacionais.

Comunidades

Passos da Criança (Curitiba, Paraná) – Oferta de oficinas, entendimento psicológico e assistencial e alimentação visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, garantindo assim
os seus direitos.

Médias e grandes empresas (companhias que fomentam o ecossistema de impacto)

Ajinomoto do Brasil (São Paulo, São Paulo) – Inserção de artesãos na cadeia de fornecimento da empresa como microfornecedores regionais e oferta de capacitação para que profissionalizem seus negócios e gerem mais renda.
Todos os vencedores receberam um troféu criado pelo artista plástico Ciro Schu, com o patrocínio de Roberta Pardo, bem como consultorias, mentorias e outras ferramentas de conhecimento oferecidas pelos parceiros do prêmio para desenvolver suas atividades e ampliar sua capacidade de trazer mais impacto positivo ao Brasil.
Para Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio, a iniciativa mostrou a força do ecossistema de impacto no país. “Foram 265 projetos inscritos e mais de 30 mil votos na plataforma. Recebemos inscrições de norte a sul do Brasil, de pessoas e empresas que estão fazendo a diferença no nosso país, que estão implementando práticas mais sustentáveis e mais humanas que impactam suas comunidades, o país e o mundo”, afirma.
Além da divulgação dos vencedores do prêmio, a programação do Encontro Impactos Positivos incluiu apresentações de cases de negócios de impacto, palestras e mesas redondas com profissionais de destaque no ecossistema de impacto no Brasil, que abordaram temas como Empresas que Curam; Gestão ESG & Impactos Positivos; a COP 27 e Impactos da mudança climática na cadeia de valor; Educação - Inovação e Tecnologia;
O objetivo foi estimular troca de conhecimento e experiências de pessoas e organizações que buscam diariamente a evolução da sociedade por meio de negócios de impacto.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão