Thumbnail

Dia 4 de Web Summit 2021

4º dia

Web Summit 2021: último dia do evento discute os efeitos da pandemia para a nova economia

Tiago Belotte, Hotmilk e GazzConecta
05/11/2021 20:30
Último dia de Web Summit 2021 e muito conteúdo para o fechamento deste grande evento! Tiago Belotte marcou presença no encerramento e contou tudo que rolou nesta quinta-feira. Confira abaixo um pouco dos pontos mais importantes do dia:

Privacidade e Segurança: a Apple e o monopólio de marca

Andy Yen (CEO da Proton) e de Horacio Gutierrez (Chefe de Assuntos Globais e Diretor Jurídico da Spotify) membros da Coalition for App Fairness, deram a sua perspectiva, defendendo que a legislação é a arma para combater as práticas de empresas como a Apple.
Entenda o caso: em 2020, empresas, grupos empresariais e entidades juntaram-se para formar a Coalition for App Fairnes (CAF), numa coligação contra as práticas da Apple na App Store. No caso, quando os desenvolvedores colocam seus aplicativos na App Store, a Apple fatura cerca de 30% em cima de cada desenvolvedor, além de ter acesso privilegiado a várias outras informações que, segundo os responsáveis dos aplicativos, deveriam ser acessadas também por eles, para melhoria contínua, por exemplo.
Ontem (03), Craig Federighi, vice-presidente de desenvolvimento de software da Apple subiu ao palco e defendeu a marca, dizendo que se eles não tivessem acesso a esses dados, os usuários estariam mais vulneráveis à golpes e fraudes.
Já Yen rebateu a fala de Federighi. Segundo Yen, é muita presunção da Apple achar que é a única marca a se preocupar com segurança. Gutierrez também afirma que a Apple está seguindo à risca a cartilha de monopólio, principalmente pelo fato de defender sua concentração de poder com base em temas que não são necessariamente verdadeiros.
Essa atitude tira o poder de novos negócios e de uma economia digital próspera, pois esse monopólio acaba travando todas as possibilidades.

Representante da plataforma Roblox afirma que o metaverso será um novo capítulo da história musical

Jon Vlassopulos, Global Head de música do Roblox e a artista Zara Larson trouxeram pontos a serem observados para o futuro da interação da música com o que está sendo proposto como metaverso.
Se você não conhece, o Roblox é uma plataforma multiverso, onde os jogadores têm a possibilidade de criar diversos metaversos.
A cantora Zara, que realizou uma festa de lançamento de seu último álbum no Roblox, interagiu com fãs por meio de seu avatar, tirou fotos e vendeu merch em espaços personalizados para o evento, com elementos referentes a sua identidade de marca. Segundo ela, foi o momento perfeito para se conectar com os fãs durante a pandemia. Dentre as vantagens desse metaverso, estão a interação permite uma proximidade que não é comum em eventos físicos, como acessar pessoas que não tem condições de pagar para ir em um show, passar mais tempo com eles e interagir com melhor qualidade ao invés de realizar uma live ou publicar um vídeo, no qual a comunicação é unidirecional.
Para Jon, este é um novo capítulo na história da indústria musical, pois não há limites para a criatividade, os artistas podem encontrar novas fontes de receita, entre outras possibilidades.

Trabalho remoto ou híbrido: qual a melhor forma dos colaboradores entregarem resultados eficazes?

Assunto bastante comentado durante o Web Summit (muito mais que o trabalho remoto) , o trabalho híbrido ganhou grande destaque após a pandemia do COVID-19.
De todas as palestras da qual Tiago presenciou, nenhum palestrante defendeu 100% o trabalho remoto. Segundo eles, o trabalho híbrido é o que trabalha melhor os dois mundos: possibilidade de trabalhar com diferentes regiões, culturas, respeitando a diversidade e a flexibilidade, mas ainda sim, se encontrar fisicamente é fundamental pois impacta diretamente na colaboração e criatividade.

Cultura Corporativa: a aplicação do Design Thinking para a criação de cultura

Muitos palestrantes durante o dia mencionaram o Design Thinking como uma ferramenta para a criação de cultura organizacional. É uma ótima alternativa para a implementação da inovação e fazer com que ela ocorra de maneira ágil e eficiente.
Investir em onboarding e liderança é fundamental para a construção dessas culturas.

Digital Skills e Certificações Online: desenvolver novas habilidades pode ser o caminho para ingressar na nova economia

Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera trouxe um ponto importante para o processo atual de pandemia e pós-pandemia, que são as Digital Skills, as novas habilidades digitais do momento. De acordo com Jeff, estamos vivendo um processo de aceleração do processo de automação dentro das empresas e quem está perdendo emprego neste momento, não tem as competências necessárias para conquistar as novas vagas que estão surgindo.
Para ajudar nesse processo de desenvolvimento, as certificações online são uma alternativa interessante para ingressar nessa nova economia, tanto para quem procura um novo emprego, quanto para quem deseja fazer uma transição de área.

Ética e Inteligência Artificial: transparência, diversidade e coleta de dados

Assunto também muito importante mencionado durante o último dia, Ética e Inteligência Artificial. Os palestrantes frisaram muito em transparência, diversidade dos times que trabalham com Inteligência Artificial e cuidados com a coleta de dados, para que tenham garantias éticas na aplicação da AI e que evitem o máximo possível de uma trajetória contrária.
Dentro do tema Inteligência Artificial, a Ética tem ganhado tanto destaque quanto a tecnologia e seu avanço, justamente por que não adianta avançarmos tecnologicamente, se as aplicações irão trazer possíveis problemas do ponto de vista social.

Final da competição das startups - Web Summit 2021

Das mais de 1200 startups que participaram do Web Summit deste ano, apenas 75 foram escolhidas para apresentarem os seus projetos no palco principal. Smartex.ai saiu vitoriosa com a sua solução de identificação de falhas na produção têxtil, utilizando a Inteligência Artificial.
Outras duas finalistas foram a Okra Solar (startup australiana, que tem como objetivo resolver a falta de electricidade em zonas remotas através de um  sistema que liga painéis solares e baterias, formando “mini redes de painéis solares”, que acumulam a energia produzida em várias casas para dividir entre si. Já a LiSA / LIVE & Social Commerce Assistant é tem o intuito de fazer com que as experiências de compra sejam mais interativas e divertidas para o seu e-commerce.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão