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Pesquisa realizada com brasileiros apontou que 61% dos usuários do WhatsApp gostariam realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo aplicativo.

WhatsApp Pay

Com pagamentos online no Brasil, WhatsApp avança para se tornar primeiro super app do Ocidente

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
17/06/2020 17:44
O WhatsApp lançou, na última segunda-feira (15), o WhatsApp Pay, função oferecida com pioneirismo no Brasil que permite enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay. O recurso estava em teste na Índia no início do ano e será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas para usuários de celulares Android e iPhone (iOS). Adquirido por Mark Zuckerberg, do Facebook, por US$ 19 bilhões em 2014, o aplicativo entra agora em uma nova fase: deixa de ser apenas uma plataforma de comunicação e pode tornar o primeiro super app do Ocidente, cada vez mais parecido com o chinês WeChat.
“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, informa o WhatsApp em seu blog.
Para realizar a operação, os usuários precisam configurar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Segundo o WhatsApp, pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras sem taxas. Já as empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
“O brasileiro é ávido por tecnologia e é um dos países com mais usuários do aplicativo no mundo [há 130 milhões de usuários no país]. Existe um sentimento de inovação muito grande entre nós. Queremos passar por essa crise e vamos passar”, afirma Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil, que opera a tecnologia de pagamento digital, em parceria com Banco do Brasil e Sicredi.
Segundo Jatobá, o projeto foi desenvolvido por cerca de dois anos e contou com forte investimento em segurança, principalmente na tokenização e no processamento de informações em nuvem. “Diminuir o uso do dinheiro é vantagem para todo mundo. Ele não é rastreável e não faz parte da sociedade moderna”, argumenta o executivo.

Primeiro super app do Ocidente

De acordo com Felipe Zmoginski, CEO da Inovasia Consulting, nenhum outro aplicativo teve tanto potencial para se tornar o primeiro super app do Ocidente, a exemplo do chinês WeChat, como o WhatsApp. Um super app é um aplicativo que possui várias funções além de sua principal — como plataforma de comunicação, pagamentos e transferência de dinheiro, no caso do Whatsapp.
“No Brasil, algumas empresas perceberam o potencial de se movimentar como um super app, como a Rappi, com a Rappi Pay, e o Magazine Luiza, com o Mercado Online. Esses aplicativos, contudo, não têm musculatura suficiente. O Google e o Facebook, sim, porque são grandes grupos com vários aplicativos”, compara Zmoginski, que é especialista em Ásia.
O executivo, que já trabalhou por cinco anos na multinacional chinesa Baidu, conta que o WeChat e o Alipay, de Jack Ma, são conglomerados de investimentos dominantes na China. “O WeChat é o Facebook da China e está integrado a uma ferramenta de mensagens e a uma wallet de pagamentos. Eu cheguei a transferir esmola a um pedinte por QR Code por meio dele”, ele conta.
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Na avaliação do executivo, o WhatsApp Pay deve ganhar o Brasil em breve, mas exige a “evangelização” dos brasileiros. “É necessário oferecer vantagens para os usuários e comerciantes se sentirem motivados. Não acho que dificuldades técnicas sejam barreiras. Há uma curva de aprendizado. As classes mais populares são descoladas e vão aprender rápido”, conclui.

Brasileiro prefere pagar contas por aplicativo

E de fato o dinheiro parece estar sendo deixado de lado no Brasil — a exemplo da própria China, que realiza grande parte das transações via QR Code.
É o que mostra levantamento Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizado com 2.072 brasileiros em fevereiro deste ano. Segundo a pesquisa, 61% dos usuários do WhatsApp gostariam realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo aplicativo.
Na comparação por faixa etária, a modalidade desperta mais interesse no grupo entre 16 e 29 anos (64%) do que naqueles entre 30 a 49 (60%) e com 50 anos ou mais (56%). Não há diferença na análise por classe social: A e B (61%), C, D e E (61%).
“As pessoas não querem mais usar papel moeda. Estamos disponibilizando diferentes plataformas para seguir esse caminho. 69% das pessoas que realizaram pagamento por aproximação não querem mais deixar de fazer esse tipo de operação”, complementou João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. Os cartões Mastercard vão operar pelo Whatsapp em parceria com o Nubank.
 João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
Na avaliação do executivo, o WhatsApp Pay vai criar uma nova fase no setor de pagamentos digitais por conta da relevância do aplicativo no mundo. “Muitas coisas vão mudar, em termos de tecnologia. O Brasil é o segundo país em pagamento digital no mundo, atrás dos EUA”, explicou Paro Neto. A China seria a primeira colocada, mas como é um país com regime fechado, os dados não podem ser comparados.

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