Thumbnail

A Antecipa é uma plataforma digital de antecipação de recebíveis.

Aquisição

XP adquire fintech Antecipa e entra no mercado de antecipação de recebíveis

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
30/06/2020 14:48
A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (30) a compra de fatia majoritária da Antecipa, plataforma digital de antecipação de recebíveis. A compra, segundo a empresa de investimentos, é uma oportunidade para ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil. Os fundadores da fintech, Camilo Telles e Michel Borges, vão manter a independência na gestão.
Com sede na Bahia, a Antecipa promete ajudar as empresas a antecipar recebíveis em sua cadeia de fornecedores. Pela plataforma, a fintech integra fornecedores e compradores e oferece financiamento entre as companhias sem a necessidade de ter um banco como intermediário — minimizando os custos como um todo. Fundada em 2015, a startup recebeu seu primeiro aporte em outubro de 2019 pela Redpoint eventures, de R$ 4,5 milhões.
Bruno Constantino, CFO da XP Inc., destaca no comunicado que, apesar de a Antecipa atuar em um mercado que possui concorrentes, há ainda uma série de ineficiências que podem ser eliminadas.
“Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia", afirma. A operação está sujeita a autorização prévia do Banco Central.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Os fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, vão manter independência na gestão do negócio. Através da sua plataforma digital, a fintech integra fornecedores e compradores, proporcionando a possibilidade de financiamento entre as empresas sem necessariamente ter um banco como intermediário. Dessa forma, o spread bancário, que antes era destinado para esse intermediário, pode ser absorvido tanto pelo comprador quanto pelo fornecedor, minimizando o custo da operação como um todo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão