No Marista, o ensino Integral Bilíngue permite aos alunos aprender a língua inglesa de forma natural, a partir das atividades cotidianas.
No Marista, o ensino Integral Bilíngue permite aos alunos aprender a língua inglesa de forma natural, a partir das atividades cotidianas.| Foto: Divulgação

Imagine a seguinte cena: o cidadão, com seu notebook debaixo do braço, vai participar de uma call. Antes, porém, precisa fazer o check out do hotel onde está hospedado e, ainda, aguardar o almoço que pediu por delivery para comer no caminho para o aeroporto. Para aproveitar o tempo, enquanto espera a comida que está com o motoboy, acessa seus e-mails. Seu smartphone toca e, para sua surpresa, é a secretária informando que, devido a um imprevisto, ele terá que permanecer mais uns dias na cidade.

O que parece uma situação profissional qualquer mostra, na verdade, o quanto o inglês está inserido na vida da população. A ponto de, sequer, as pessoas estranharem tanta influência no cotidiano. São vários termos da língua inglesa em único parágrafo que foram incorporados ao dia a dia. Porém, para protagonizar esta cena, o desafio é ir muito além da “noção do idioma”. Uma pesquisa recente da consultoria de carreira Catho mostrou que falar inglês pode aumentar em até 72% o valor do salário de um profissional.

E, quanto mais cedo se iniciar esse aprendizado, maiores as chances de sucesso. E é por isso que muitas famílias têm optado por proporcionar uma formação bilíngue aos seus filhos desde os primeiros anos de vida. Nos Colégios Maristas, o Integral Bilíngue permite que o aluno esteja inserido em um contexto em que o inglês é utilizado de forma natural para mediar as atividades cotidianas, tanto em sala de aula quanto nas atividades complementares, conforme as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhado aos valores Maristas.

A coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Salomão, explica que o conteúdo curricular nacional está associado a uma trilha de aprendizagem de internacionalização completa que é oferecida ao aluno. Ou seja, a escola auxilia o estudante, em parceria com a família, a construir seu projeto de vida. “Acreditamos que essas experiências permitem aos nossos estudantes ter o mundo como o ambiente para viver e trabalhar. A língua inglesa é uma das chaves de acesso para esse novo tempo que vamos viver”, analisa.

ETAPAS

O processo de aprendizagem começa ainda na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio, onde a visão global de mundo se dá por meio dos projetos nos HUBs das grandes áreas do conhecimento, de acordo com os interesses e perfil de cada estudante. “Eles são desafiados a pensar em soluções para problemas globais e reais, tanto aqueles que já existem quanto que poderão surgir a partir da Inteligência Artificial, Internet 5G, Transformação Digital”. Tatiana destaca que, mais do que compreender problemas, os estudantes são desafiados a propor novos questionamentos e soluções.

No Marista Anjo da Guarda, o Integral Bilíngue é ofertado do Infantil 4 (crianças com 4 anos) até o 9.° Ano do Ensino Fundamental. A coordenadora explica que vivência da língua inglesa se dá por meio de projetos que envolvem a matemática, ciências, a tecnologia, entre outros componentes curriculares, permitindo que a criança cresça convivendo com a língua inglesa de forma que ela se torne tão familiar quanto a língua materna.

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As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Tatiana conta ainda que a trilha de internacionalização segue com o High School, direcionado aos estudantes do 8.° Ano do Fundamental ao Ensino Médio. Segundo ela, os estudantes obtêm a dupla certificação (Brasil e Estados Unidos) do Ensino Básico e são preparados para compreender, de modo diferente, as realidades dos dois países a partir da análise e relação com a cultura. “Com todos esses movimentos, construímos um currículo que atende a perspectiva das universidades nacionais e internacionais, sempre acompanhando as demandas do projeto de vida de cada estudante”, destaca Tatiana.