Exercícios físicos são importantes para os idosos
A prática de atividades físicas é fundamental para a saúde dos idosos.| Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

A prática de exercícios físicos faz bem para pessoas de todas as idades, mas, para os idosos, esse hábito tem ainda mais importância. Movimentar o corpo na terceira idade traz cuidados integrais à saúde, influenciando em questões mentais, sociais e fisiológicas dos praticantes.

O psicólogo, professor, escritor e doutor em educação, Cloves Amorim, desenvolve trabalhos com os idosos desde 1992, e entende que os exercícios físicos são fundamentais para o bem-estar desse público. “A qualidade de vida passa, necessariamente, pelo movimento. Então, se os idosos incluírem a prática física em suas rotinas, terão ótimos resultados.”

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

A professora de educação física, especialista em fisiologia do exercício e mestre em treinamento esportivo, Roberta Guimarães, ressalta os efeitos das atividades físicas no corpo maduro. “O envelhecimento é um processo natural da vida, e o corpo começa a sofrer algumas mudanças que impactam diretamente no condicionamento físico.”

Algumas das alterações no corpo podem ter relação com a perda muscular e óssea, problemas com a postura e desgaste nas articulações. Por isso, é imprescindível que o idoso faça exercícios regularmente e tenha uma boa alimentação, recomenda a professora.

Cuidados físicos ao ar livre

As Academias ao Ar Livre podem ser utilizadas para a prática de exercícios físicos dos idosos.
As Academias ao Ar Livre podem ser utilizadas para a prática de exercícios físicos dos idosos.| Luiz Costa /SMCS

Curitiba tem Academias ao Ar Livre espalhadas por vários cantos da cidade. Normalmente, os equipamentos ficam em áreas de parques e praças, contribuindo para a prática física e socialização nos bairros. Algumas pessoas comentam que existe uma necessidade de mais formas de divulgação sobre a importância desses espaços, para conscientizar os praticantes.

Para os idosos, a atividade física em Academias ao Ar Livre pode ser muito saudável. “O idoso melhora seu equilíbrio, a velocidade de caminhar, contribui para a manutenção da densidade óssea e ajuda a controlar ou diminuir a gordura corporal”, pontua a professora de educação física Roberta Guimarães.

O aposentado e vendedor autônomo Raul Brito, de 84 anos, é frequentador da Academia ao Ar Livre da região onde mora, em Curitiba. Ele comenta que a prática do exercício físico faz toda a diferença no seu dia a dia. “Chamo a Academia ao Ar Livre de ‘estica velho’, gosto bastante de praticar atividades lá."

Antes da pandemia da Covid-19, o psicólogo Moacir Lence, de 61 anos, fazia exercícios em grupo em uma Academia ao Ar Livre do bairro Guabirotuba, e criou um certo vínculo com os praticantes, que frequentavam o espaço quase sempre no mesmo horário. Quando era aniversário de alguém do grupo, eles faziam uma comemoração na praça.

Socializar é importante

Socializar é importante para os idosos
A socialização faz bem para os idosos.| Unsplash

O psicólogo e psicoterapeuta Cloves Amorim pontua que a prática física pode ajudar na prevenção da depressão, na melhora no humor, na qualidade da memória e nas relações interpessoais – ainda mais se o exercício for praticado em grupo. Ele também aponta que, aparentemente, com o tempo, a população idosa e as outras faixas etárias, estão aumentando cada vez mais a consciência sobre a importância dos exercícios físicos.

A professora de educação física Roberta Guimarães também menciona que a prática pode ajudar a ampliar o ciclo social dos idosos, que se tornam mais ativos. “Os momentos nas Academias ao Ar Livre, por exemplo, permitem que o idoso interaja com seus amigos e socialize com outros praticantes.”

Dentre outros benefícios, a prática da atividade física pode se relacionar com o bem-estar social e econômico dos idosos. É um hábito que pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo, dentro de programas de incentivo da cidade ou por meio de outras plataformas. O fato é que, ao serem introduzidos na rotina, os exercícios físicos ajudam a melhorar consideravelmente a qualidade de vida.