A proposta – que já valerá a partir de março de 2023 - recebeu 23 votos favoráveis e 13 contrários, e volta ao plenário nesta terça-feira (6) para segunda votação
A proposta – que já valerá a partir de março de 2023 – recebeu 23 votos favoráveis e 13 contrários, e volta ao plenário nesta terça-feira (6) para segunda votação| Foto: Gabriel Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

Ao procurar pistas de onde o curitibano deseja morar, é difícil fechar uma resposta. A que menos erra talvez seja "a cidade cresce para cima". Em 2022, foram colocadas à venda cerca de 7.500 novas unidades em toda a capital paranaense, segundo levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado Paraná – Sinduscon.

"Curitiba tem um espalhamento e é muita heterogênea. O bairro que mais teve lançamentos imobiliários ano passado foi o Água Verde e região, com todo tipo de produto, do standard ao alto padrão", resume Marcos Kahtalian, vice-presidente de banco de dados do Sinduscon. Lançamentos imobiliários podem ser um indício para listar em quais regiões o mercado aposta, enquanto o aluguel e a liberação de alvarás é um termômetro que ajuda a entender onde estão as demandas.

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/">Curitiba de Todas as Tribos</a>.
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

A unanimidade está em quem procura por aluguel: o imóvel mais pesquisado é o apartamento de dois dormitórios. "É a mesma configuração para todas as regiões de Curitiba. As pessoas estão procurando um apartamento de dois quartos com preço acessível. O que muda é a faixa de preço pesquisada, cujo parâmetro varia de acordo com a renda média do bairro", explica Kahtalian.

Em alvarás para construção e reformas, foram liberados 21 mil, tanto para casas quanto para apartamentos. "O maior número de novos alvarás para apartamentos residenciais está no Água Verde e Portão. Em seguida vêm Centro, Santa Cândida, Novo Mundo e Cidade Industrial", detalha.

Os bairros com maior oferta imobiliária

Heterogênea é a palavra que define a oferta de lançamentos imobiliários em Curitiba em 2022. A região do Água Verde, considerando os bairros vizinhos Portão e Vila Izabel, concentra 1.140 apartamentos, ou seja: 1 em cada 6 imóveis lançados em 2022 em Curitiba está lá.

"A heterogeneidade de oferta na região do Água Verde é muito grande. Tem de todo tipo: do padrão elevado até produtos médios, standard e unidades compactas. A região abriga um conjunto amplo de desejo de compras das famílias curitibanas, de todos os tamanhos", aponta Kahtalian. O bairro de classe média apresenta alta densidade populacional, o que explica a diversidade de oferta.

Em segundo lugar, o bairro com maior crescimento foi o Centro de Curitiba. Foram 880 lançamentos nesta região, com destaque para produtos de um dormitório ou studio. "O Centro está se revitalizando e a oferta de apartamentos para até duas pessoas, tanto pessoas mais jovens quanto velhas, tem se consolidado", analisa Kahtalian. A região é visada por investidores imobiliários para a construção de imóveis para aluguéis de longo e curto prazo. "Junto de vias estruturais ou de grande tráfego, próximo a terminais de ônibus, estações, shoppings. Essas áreas são as que têm maior investimento para novos lançamentos imobiliários de padrão médio e alto", detalha Kahtalian.

Condomínio Luggo no bairro Ecoville.
Condomínio no bairro Ecoville.| Divulgação/Luggo

Em terceiro lugar, Mossunguê e Ecoville, uma região que teve 849 unidades lançadas em 2022. Historicamente, a área é conhecida por ter apartamentos de padrão luxo e superluxo, e segue assim. As ofertas são de alto e altíssimo padrão, com características como suítes, duas ou mais vagas de garagem por apartamento, além de estrutura de condomínio que pode mesclar atrativos de clube e conveniência.

"De maneira geral, o comércio de rua, a pé, é mais difícil no Ecoville. Tem a ver com o zoneamento das regiões. O Água Verde, por exemplo, tem um zoneamento heterogêneo, do permissivo ao restritivo, com uma vida de bairro muito intensa na Vila Izabel e Portão", compara Kahtalian. "O centro é a área gravitacional, por onde passa o fluxo da cidade inteira. É pensado para ter a menor circulação de carro para que se possa fazer tudo a pé, em até 15 minutos", finaliza.

Clássico inédito

O início do bairro Batel está ligado ao comércio e à prosperidade da erva-mate. Nasceu, portanto, de uma ocupação da elite econômica no século 19, com seus casarões e famílias tradicionais. Com o passar das décadas, o bairro foi ficando mais urbano e hoje se destaca pela qualidade de serviços, entretenimento e gastronomia. Em 2022, foram postas à venda 227 unidades imobiliárias no bairro.

Fachada do Fly357, no Batel, o primeiro condomínio de casas do bairro.
Fachada do Fly357, no Batel, o primeiro condomínio de casas do bairro.| Reprodução/Fly357

É até difícil encontrar algo que seja inédito na região, mas a família Boscardin alcançou o feito duas vezes, e no mesmo terreno. A primeira foi em meados de 1970, com a abertura da fábrica IPE Aeronaves. A segunda é em 2023, quando o mesmo espaço recebe o primeiro condomínio de casas, o Fly357. O nome foi escolhido para homenagear a fábrica de aviões, agora desativada.

"Quem procura por um imóvel no Batel está em busca de apartamentos de altíssimo padrão. Os maiores concorrentes do Fly357 são os edifícios que sobem na região", contextualiza o porta-voz do empreendimento, Ricardo Gandolfi, também proprietário da agência Terremoto. "Entre uma 'casa suspensa' e uma casa de verdade, o cliente prefere uma em que ele abra a porta de casa e pise na grama", defende.

O condomínio Fly357 tem sete projetos de casas assinados pelos escritórios de Elaine Zanon e Maurício Melara
O condomínio Fly357 tem sete projetos de casas assinados pelos escritórios de Elaine Zanon e Maurício Melara| Reprodução/Fly357

Cerca de um quarto dos 12 mil m2 de área do Fly357 são bosque com mata nativa. O terreno foi dividido em 15 lotes e há sete projetos de casas, assinados por Elaine Zanon e Maurício Melara. O comprador escolhe o terreno e a casa que quer construir. Três unidades estão vendidas.

Os projetos do Fly357 são compostos de um subsolo com quatro ou cinco vagas de garagem, um pavimento térreo com cozinha e sala, além da possibilidade de construir uma piscina no quintal. O primeiro pavimento pode ter de três a cinco suítes, a depender do desejo do cliente. E há ainda um rooftop, caso o cliente queira. A área pode ser usada para criar uma área comum e de recreação, como churrasqueira ou cozinha gourmet. Mais informações sobre o empreendimento podem ser acessadas no site https://fly357.com.br/