Churrascaria do Ervin, na Mateus Leme, é endereço do tradicional churrasco curitibano desde 1950.
Churrascaria do Ervin, na Mateus Leme, é endereço do tradicional churrasco curitibano desde 1950.| Foto: Divulgação

No bairro São Lourenço está a instalação de uma propriedade que já foi sorveteria e até bar. O espaço, comprado por 100 contos de réis, onde hoje funciona a Churrascaria Ervin – nome dado em homenagem a um dos fundadores da casa – é repleto de tradição e nostalgia. Foi na década de 1950 que um casal de curitibanos resolveu abrir o restaurante que servia o tradicional “churrasco de igreja”. No começo, o restaurante funcionava apenas aos fins de semana. Hoje, atende ao público de terça a domingo.

Com 72 anos de história, o empreendimento passou de geração em geração. Primeiro com Adelaide e Ervin Ofner, os fundadores. Depois, Vilma Boddy, filha do casal, assumiu a administração do lugar. Agora, quem comanda a casa são os representantes da terceira geração da família, Guilherme e Rafael Boddy, que seguem a tradição dos avós.

“A churrascaria foi crescendo e se modernizando, sempre se adaptando aos gostos do público”, comenta Guilherme. Ele conta que o cardápio também foi evoluindo, atendendo inclusive à demanda dos clientes da região durante a semana, que precisa de refeições mais rápidas e práticas, além de alternativas individuais para quem trabalha nas redondezas. Além disso, hoje há opções direcionadas para as crianças, como batata frita e polenta.

Os irmãos Guilherme e Rafael Boddy fazem parte da terceira geração da família à frente do restaurante. | Foto: Divulgação
Os irmãos Guilherme e Rafael Boddy fazem parte da terceira geração da família à frente do restaurante. | Foto: Divulgação

Hoje em dia, a Churrascaria do Ervin conta com 14 funcionários e o atendimento funciona no modelo à la carte. Seguindo o fluxo contrário de grande parte da concorrência na cidade, que se rendeu ao rodízio, Guilherme explica que ele e o irmão optaram por manter esse modelo porque a casa conta com um público fiel e que vai ao local justamente por conta desse diferencial.

<a href="https://gocoffee.com.br/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.
 (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.<br /></a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Semanalmente, são mais de 1mil pessoas que passam pela Ervin para saborear os mais diversos tipos de carnes servidas por lá. Do filé mignon à picanha, passando pela alcatra e bife-ancho, os consumidores seguem fiéis. “Durante a pandemia, tivemos que fechar a churrascaria para cumprir os decretos sanitários. Mas já contávamos com o serviço de delivery estabelecido e seguimos firmes. Agora a gente vê a retomada com felicidade e queremos mais é que o salão encha novamente”, reforça o empresário.

Com experiência e tradição no que faz, Guilherme afirma que o churrasco servido na Ervin não deixa nada a desejar aos empreendimentos do Rio Grande do Sul. “Nós, curitibanos, estamos no páreo com o churrasco gaúcho. Com certeza temos um dos churrascos mais gostosos do Brasil”, garante o proprietário, que cresceu vendo na churrascaria da família personalidades exigentes como ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner – frequentador assíduo do local –, o cartunista Ziraldo, e a atriz Irene Ravache.