Estrutura física dos Colégios Maristas já faz parte da história de Curitiba.
Estrutura física dos Colégios Maristas já faz parte da história de Curitiba.| Foto: Memorial Marista

Aprender e educar não são processos simples e esse processo mudou muito no último século. Ao mesmo tempo em que as ferramentas tecnológicas chegaram para aprimorar e facilitar a aprendizagem, fica ainda mais evidente a importância de conscientizar aqueles que irão utilizar estes recursos, principalmente as crianças e adolescentes. O Instituto Marista, que em 2025 completa cem anos de presença em Curitiba, consolidou-se ao longo desse tempo como promotor de uma educação referência na cidade no que diz respeito à qualidade e à formação de acordo com seus valores, seja na educação básica, superior e na área de saúde.

Gerson Luis Carassai, diretor regional da área de Educação Básica do Grupo Marista, fez parte dessa história e ressalta que o espaço escolar é muito mais do que um local de mediação do conhecimento. “Ela é responsável para preparar os indivíduos para o mundo, ampliar o olhar e abrir portas. Os Colégios Maristas não estão preocupados apenas com as qualidades acadêmicas dos alunos, mas sim formar pessoas éticas e justas em um mundo em constante transformação”, enfatiza o diretor.

O vínculo de Carassai com a Instituição já tem 28 anos e começou quando ele era professor de matemática do Colégio Marista Santa Maria. Hoje, ele responde pelas unidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. “A minha relação com o Marista sempre foi de muita proximidade, principalmente pelas características da missão. Nossos valores dão sentido a todo o trabalho que realizamos, promovem a transformação dos espaços em que atuamos e das pessoas que passam por ele”, destaca.

HISTÓRICO

A história dos Irmãos Maristas no mundo começou com Marcelino Champagnat, que identificou a educação como uma necessidade social da França do século 19. Em Curitiba, as atividades dos irmãos Maristas estão fortemente ligadas à história da cidade.

Em 1925, fundaram o Instituto Santa Maria – que mais tarde veio a se chamar Colégio Santa Maria. Anexo ao local, foi instalado um juvenato para a formação religiosa dos futuros irmãos. Em 1939, os Maristas assumiram o internato dos padres Lazaristas, local onde hoje é o Colégio Paranaense, no Seminário – fato que, inclusive, deu nome ao bairro.

O Colégio Marista Anjo da Guarda passou a integrar o grupo em 2019, em uma parceria com uma tradicional escola que já atuava na cidade e contou com inauguração de um novo espaço, no bairro Santa Felicidade.

Tanto o Paranaense, quanto o Santa Maria – com a atual sede inaugurada em 1984, no bairro São Lourenço - passaram por diversas reformas, construções e ampliações desde sua fundação para atender às novas necessidades e perfis das famílias.

No Marista Paranaense, onde parte da estrutura é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural de Curitiba, o Irmão Marista Ivo Antonio Strobino, 83 aos, vivenciou parte de seu aprendizado e descobriu a sua vocação para a vida religiosa, ao lado de outros com o mesmo chamado.

  • Unidade do Colégio Marista Paranaense.
  • Colégio Santa Maria, em 1932.
  • Unidade do Colégio Marista Anjo da Guarda.

No Instituto Marista, o irmão é um homem amado e escolhido por Deus que vive o carisma de Marcelino, tendo Maria como modelo. Ele se dedica completamente ao propósito de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais pobres, ajudando-os a encontrar e construir seus projetos de vida.

Strobino começou a despertar para essa vocação quando ingressou no colégio, aos 11 anos, no antigo Colégio Paranaense Internato. A imersão de Strobino na vida e nos valores Maristas seguiram em Porto Alegre (RS), onde frequentou o Instituto Champagnat e também iniciou sua carreira como professor. Depois de se formar em Matemática e Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), retornou ao Paranaense, então como professor.

O irmão explica que seguir a vocação Marista é uma missão diferente de levar uma vida sacerdotal. Nesse contexto, o religioso vive uma vocação específica: ser uma pessoa consagrada em meio ao povo de Deus. Hoje, são aproximadamente 2.660 irmãos promovendo ações em mais de 70 países e transformando a vida de mais de 650 mil crianças.

<a href="https://colegiosmaristas.com.br/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos. (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.</a><br />
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Essa atuação também está fortemente relacionada a ações de solidariedade em áreas de vulnerabilidade social. Em Curitiba e região metropolitana, são atendidos mais de 1700 crianças e jovens em quatro escolas do Marista Escolas Sociais, que oferecem educação formal e atividades de contraturno.

“Vivemos inseridos no mundo, nos atualizando sempre em termos de estruturação e de apostolado. Temos vários modos de atuação, além da escola temos obras sociais e muita atuação em regiões missionárias”, esclarece Strobino.

Quer saber mais da atuação Marista no Brasil e no mundo? O Memorial Marista conta essa história completa e é possível visitá-lo gratuitamente por meio de agendamento.