Fatura impressa ou digital da Copel agora conta com QR Code para pagamento por Pix.
Fatura impressa ou digital da Copel agora conta com QR Code para pagamento por Pix.| Foto: Divulgação

A digitalização dos serviços ganha cada dia mais adeptos no Brasil. O PIX, sistema de pagamentos do Banco Central, já conta com cerca de 120 milhões de usuários e tem 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil, segundo os dados de fevereiro do órgão financeiro. Uma das possibilidades que o PIX oferece é o pagamento de contas por esta modalidade, inclusive as contas de luz da Copel, que desde dezembro já podem ser quitadas dessa forma.

As faturas da Copel – tanto na versão digital quanto na versão impressa – estão sendo enviadas com QR Code para pagamento via PIX. A operação é prática e a baixa acontece em poucos minutos.

De acordo com o superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Junior, oferecer a alternativa de pagamento das contas de energia elétrica via PIX mostra a preocupação constante da Copel em acompanhar as tendências e novas práticas comerciais do mercado. “O objetivo é oferecer ao cliente todos os recursos existentes para que ele não precise enfrentar filas ou burocracia para acessar nossos serviços ou mesmo pagar sua conta de luz”, afirma.

CONFIRMAÇÃO DOS DADOS

Para garantir que o pagamento está sendo efetuado corretamente, é importante conferir os dados na hora da transferência. O PIX é destinado à “Copel Distribuicao SA”. O cliente pode ainda verificar o CNPJ da empresa e o número da fatura que está sendo paga. Na fatura digital e segunda via, o número consta no cabeçalho. Já nas faturas impressas de casa em casa, ele fica no rodapé da conta.

<a href="https://www.copel.com/site/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label=" (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.</a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

TENDÊNCIA

Um levantamento realizado pela associação Zetta mostrou que, alguns meses após o lançamento, 81% dos adeptos do PIX já o utilizavam para efetuar pagamentos, índice próximo do alcançado pelo cartão de débito (85%) e do dinheiro vivo (84%).