A Benta E-Bike tem um processo totalmente customizável, o que rendeu collabs com marcas como a Osten.
A Benta E-Bike tem um processo totalmente customizável, o que rendeu collabs com marcas como a Osten.| Foto: Divulgação

Ganhando o coração e o bolso dos brasileiros, as bicicletas elétricas, também chamadas de e-bikes, têm ganhado espaço no mercado. Em 2021, o setor registrou um crescimento de 119% no volume produzido, com 10.294 unidades fabricadas, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Seguindo uma tendência mundial, o brasileiro tem optado por produtos em sintonia com o meio ambiente e adotado um estilo de vida mais saudável. Neste cenário, a bicicleta elétrica aparece como boa opção de deslocamento nas cidades. A presença desse modelo será cada vez mais comum.

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

“As e-bikes são o meio de transporte mais inteligente para os grandes centros urbanos. Estão super em alta no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o mercado ainda é pequeno, mas está em constante crescimento”, explica Pedro Henrique Tsiflidis, representante da Benta E-Bike em Curitiba.

Modelo E-Benta C1, da Benta E-Bikes.
Modelo E-Benta C1, da Benta E-Bikes.| Reprodução/Benta E-Bikes

Apesar de parecer uma novidade do século 21, a primeira patente de uma bicicleta elétrica foi registrada em 1895 por Ogden Bolton Jr. nos Estados Unidos. O modelo não contava com pedais ou corrente, e o motor ficava na roda traseira.

Hoje, os modelos contam com controladores de potência, engrenagens internas, sensor de pedal, facilidade para carregar a bateria, entre outras tecnologias.

Como funciona uma bicicleta elétrica?

A e-bike tem um motor elétrico e um controlador, acionados por uma bateria. O conjunto ajuda a melhorar o desempenho da pedalada e a autonomia. “Nossas e-bikes também possuem um painel com todas as informações necessárias e freios dimensionados para assegurar uma frenagem eficiente”, exemplifica Pedro.

Modelo E-Benta S1
Modelo E-Benta S1| Reprodução/Benta E-Bikes

Dentre os benefícios, Pedro cita a praticidade e eficiência das bicicletas elétricas, a economia de combustíveis fósseis; zero emissão de poluentes; além de de ajudar a desenvolver um hábito saudável. “Nossos modelos são projetados para aguentar as condições urbanas das grandes cidades brasileiras, com bateria de longo alcance e motor potente. Temos por exemplo, o modelo S1, com o quadro totalmente em aço inox, com suspensão dianteira e suspensão traseira, a mais resistente do mercado. Além de design autoral e exclusivo”, afirma.

 <em>Modelo E-Benta collab Jack Daniel's e Deus </em>
Modelo E-Benta collab Jack Daniel's e Deus

Exclusividade e personalização na Benta E-Bike

A marca tem uma produção cuidadosa, montando uma bicicleta por vez. Isso faz com que ela possa ser totalmente personalizada, com customizações que vão da cor ao tipo do banco e demais acessórios. O produto tem um ano de garantia.

“Pelo fato de ser personalizável, fizemos collabs com a Jack Daniel’s, Deus, Osten Group e Gents”, revela Pedro. A produção fica em São Paulo, mas a marca estuda uma expansão para a capital paranaense. “Estamos analisando o cenário. Curitiba é uma cidade exemplo, eleita a mais inteligente e conectada do Brasil. Achamos que faz sentido total trazer a Benta para cá”, defende.