Iniciativas promovidas pelo Vale do Pinhão contribuíram para transformar Curitiba em uma das três melhores cidades para empreender no Brasil.
Curitiba é uma das três melhores cidades para empreender no Brasil. Foto: Cido Marques| Foto: SMCS/PMC

Em 2021 Curitiba foi considerada a cidade mais empreendedora do Brasil, de acordo com o Ranking Connect Smarted Cities, o maior estudo de cidades no Brasil. Neste mês de março, mais uma conquista: a capital paranaense está entre as três melhores cidades para empreender no Brasil, conforme o novo Índice de Cidades Empreendedoras 2022, pesquisa produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, um dos principais raio-x do empreendedorismo no Brasil.

O reconhecimento é resultado de investimentos e avanços promovidos por iniciativas municipais como o Vale do Pinhão, Fundo de Aval e o Programa de Retomada Econômica. Foram avaliados quesitos como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Curitiba ficou em terceiro lugar no ranking geral, atrás apenas de São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

<a href="https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.
 (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.<br /></a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

A curitibana Bárbara Malcut, 29 anos, é uma daquelas que podem afirmar que a capital paranaense está de braços abertos para quem resolve empreender. “O curitibano adora um novo negócio, experimentar. Eu acho que aqui é o melhor lugar para se fazer isso”, destaca a empresária.

Bárbara Malcut (à direita) resolveu empreender na cidade com a abertura de uma escola de idiomas. | Foto: Vinícius Meyer/Divulgação<br />
Bárbara Malcut (à direita) resolveu empreender na cidade com a abertura de uma escola de idiomas. | Foto: Vinícius Meyer/Divulgação

Mas quem a vê à frente da For Us Idiomas, escola com quase 2 mil alunos matriculados em cursos de inglês e, mais recentemente, de francês, não faz ideia de como tudo começou. Aos 7 anos, Bárbara ganhou de presente uma estação de miçangas, aquelas caixas com pedras de bijuterias para montar em casa. Naquele momento, teve certeza de que, além das pulseiras que faria para uso pessoal, criaria outras para vender.

Tomando como exemplo sua mãe, Marilina Felipe, 55 anos, que empreendeu com a venda de lingeries e bombons, a curitibana ascendeu profissionalmente e lançou um livro ainda na adolescência, chamado Ilha das Pedras Verdes, que precisou ser publicado de maneira independente o que fez com que ela entrasse no mundo da captação de recursos e aprendesse a negociar ainda mais. Aos 18 anos, fundou sua própria empresa de cultura e educação a partir de uma metodologia exclusiva, que ela desenvolveu.

“A For Us surgiu da minha necessidade de aprender inglês”, comenta. Bárbara conta que, em 2016, a escola começou a ministrar os cursos, mesmo sem sede própria, com aulas online e na casa dos alunos. Depois foram criadas duas unidades: uma no São Braz e outra no Portão. “De lá para cá, crescemos atendendo nossos alunos, que são nossos maiores parceiros, dando feedbacks e ajudando a melhorar cada vez mais nosso ensino e estrutura”, afirma.

O professor de Inovação do UniCuritiba, Sérgio Itamar, diz que a capital paranaense é um celeiro para novos negócios. “A gente tem Curitiba com muito carinho em um papel de destaque nacional. Por aqui, o diferencial não vem apenas de incentivos e ideais, mas principalmente por conta das pessoas, que acabam se tornando o maior ativo do empreendedorismo, chegando à frente de grandes empresas”, destaca o professor.

No UniCuritiba, há também espaços para o fomento desta atividade. O meio acadêmico é considerado um dos maiores berços de grandes ideias de negócios. “É um trabalho feito em conjunto para que daqui saiam grandes profissionais. Então temos a universidade, o próprio ecossistema da cidade, que é um município inteligente, temos o Sebrae que é um grande apoiador, temos vários players que são incentivadores. Por isso considero que temos um ambiente ideal para incentivar e dar espaço para quem quer revolucionar e mudar o futuro através do empreendedorismo”, pontuou Sérgio Itamar.