Novas atividades enriquecem agenda dos estudantes em 2023.
Novas atividades enriquecem agenda dos estudantes em 2023.| Foto: Daniel Castellano / SMCS

Uma das grandes memórias dos "curitibinhas" dos anos 1990 são os programas da Prefeitura voltados à educação, sustentabilidade e cidadania. O principal destes programas, o Linhas do Conhecimento, envolve cerca de 44 mil crianças e estudantes e 5 mil profissionais anualmente.

Professores, crianças e estudantes passam a usar o espaço urbano de Curitiba como uma sala de aula partindo de três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade. Assim, museus, praças, parques e unidades do Farol do Saber viram lugar de aprendizado por meio de atividades lúdicas e culturais.

As aulas de campo são programadas para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cidade em que vivem, e são compostas de diferentes estratégias para permitir ao máximo experiências, descobertas e desenvolvimento do potencial dos estudantes. Atualmente, são 137 rotas diferentes para explorar a cidade enquanto se aprende, e os materiais pedagógicos ficam disponíveis online.

<em>Foto: SME</em>/Divulgação
Foto: SME/Divulgação

“Para este ano letivo de 2023, por exemplo, o programa traz novas propostas pedagógicas com os temas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem criativa, e serão utilizadas áreas no bairro Bacacheri, no Parque Barigui e os Faróis do Saber e Inovação da Cidade”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

 Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

Desde sua retomada, em 2017, o conteúdo do Linhas do Conhecimento foi ampliado, bem como sua abrangência. Agora, todas as unidades da rede municipal, tanto escolas quanto Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) fazem parte. Durante os anos de atuação, o programa registrou mais de 200 mil participações de crianças e estudantes e de 18,5 mil professores.

 Prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com alunos da Escola Municipal Madre Antônia, na abertura do Museu Planeta Água. Foto: Pedro Ribas/SMCS<br />
Prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com alunos da Escola Municipal Madre Antônia, na abertura do Museu Planeta Água. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em 2022, por exemplo, o projeto levou 40 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Madre Antônia (Cajuru) para a inauguração do Museu da Água. O espaço memorial é interativo e tem uma proposta de instigar o sensorial dos presentes. A conscientização do uso racional da água é um dos pontos trabalhados nesta rota.