Museu da Vida em Curitiba é uma ótima opção para o brincar lúdico. Foto: Ariane Siqueira/Divulgação
Museu da Vida em Curitiba é uma ótima opção para o brincar lúdico. Foto: Ariane Siqueira/Divulgação| Foto: Ariane Siqueira

Quem tem criança em casa sabe o quão difícil é inovar na hora de brincar, não é mesmo? Muitas vezes acabamos recorrendo aos tablets e televisão, ou aos mesmos jogos e atividades que eles já estão mais que acostumados. “O brincar faz parte da criança, assim ela constrói o seu mundo. Nas primeiras fases da vida vamos estimular as brincadeiras para que tenham o aprendizado. E quanto mais apresentamos atividades lúdicas novas, mais aguçamos as sensações de bem-estar nas crianças e damos significado para cada conteúdo apresentado”, explica a pedagoga Andrea Rasera de Almeida.

Segundo a especialista, as atividades lúdicas trazem um desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, afetivo e, por isso, é tão importante sempre estar inovando e brincando com as crianças. “Não há uma idade certa para terminar de aplicar essas as atividades, isso vai depender do estímulo e interesse da criança. Se adequamos o jogo à idade, conseguimos atingir o objetivo”, explica.

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

Andrea afirma que brincadeiras como jogo da memória ou dominó, mímica, dança, pintura, quebra-cabeça, cantigas, são algumas das opções para estimular as crianças. Além de opções caseiras, em Curitiba há diversos espaços em que você pode levar os pequenos para explorarem novos lugares, sensações e adquirir conhecimento. Confira!

Museu da Vida

Foto: Ariane Siqueira/Divulgação
Foto: Ariane Siqueira/Divulgação| Ariane_Siqueira

O Museu da Vida é uma ótima opção de lazer e conhecimento em Curitiba. O espaço conta com seis exposições internas e duas áreas de lazer ao ar livre. Os espaços têm elementos interativos e oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias.

Diariamente, há mediadores disponíveis para atender ao público e todos os finais de semana há programações em que pais e filhos participam de brincadeiras desenvolvidas para que toda a família possa se divertir junta. Mais informações, clique aqui.

Onde?

Rua Jacarezinho, 1.691, Mercês.

Bondinho da Leitura

Foto: Cido Marques/FCC
Foto: Cido Marques/FCC| Picasa

Essa é uma opção diferente para criar momentos e levar conhecimento para a criançada. Localizado no calçadão da Rua XV de Novembro, o bondinho da leitura conta com um acervo interessante de livros e é um ótimo local para você ir com seu filho e ler uma história para ele! Além disso, se você tiver sorte pode encontrar uma contadora de histórias na sua visita!

Onde? 

R. XV de Novembro, próximo à Boca Maldita, Centro

Jardim das Sensações 

Foto: Daniel Castellano/SMCS
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Este jardim fica dentro do Jardim Botânico, e nele as crianças podem vendar os olhos e sentir diferentes texturas, formas e aromas das plantas. É uma experiência sensorial interessante para os pequenos, e para os adultos também! O passeio percorre um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais. As plantas são identificadas também em braile e os monitores ficam à disposição para o esclarecimento de dúvidas e explicações mais detalhadas.

Onde?

Jardim Botânico. R. Engenheiro Ostoja Roguski, bairro Jardim Botânico.

Biblioteca Pública do Paraná 

 Foto: Murilo Ribas/BPP
Foto: Murilo Ribas/BPP | @muriloribas

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, a Biblioteca é uma ótima opção para fazer atividades lúdicas com a criançada. São diversos projetos, programas e oficinas, entre eles o ‘Uma Noite na Biblioteca’, em que crianças de 7 a 13 anos podem se divertir passando uma noite na biblioteca, o ‘Projeto Aventuras’, que mensalmente conta com bate-papos com autores literários e apresentações musicais e teatrais para a criançada, e a ‘Hora do Conto’, que tem como objetivo contar histórias de forma alegre e agradável e, assim, atrair os pequenos para o universo da literatura e ajudar na formação de novos leitores. Para conferir a programação, clique aqui. 

Onde?

R. Cândido Lopes, 133, Centro.

Trilha da Aventura

Foto: Reprodução/SMMA<br />
Foto: Reprodução/SMMA

A Trilha da Aventura, que faz do Bosque Reinhard Maack, conta com 900 metros de extensão e um conjunto de 16 brinquedos construídos em madeira, e outros materiais rústicos, que vão se sucedendo ao longo do percurso. Incluem versões criativas de gongo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, peso, salto, hexágono, escorregador, argola, travessia, teleférico, muralha, escalada, túnel e mirante.

Estas atividades fazem parte da lição sobre o meio ambiente e é uma alternativa de passeio lúdico para exercitar o corpo e a mente das crianças.

Onde?

R. Waldemar Kost, s/n - Hauer.

Espaço NAV

Foto: Priscilla Fiedler/Divulgação
Foto: Priscilla Fiedler/Divulgação| Priscilla Fiedler

O NAV reúne em um só lugar uma proposta super criativa de livraria, espaços de brincar, cursos e festas de aniversário, contando com a segurança que o ambiente do Shopping proporciona.

O espaço visa desenvolver a criatividade das crianças com diversos brinquedos e atividades lúdicas, buscando trazer atividades com estímulo intelectual, com oficinas e aulas de apoio. A estrutura está equipada com espaço de brincar para receber crianças de todas as idades.

Onde?

Shopping Crystal. R. Comendador Araújo, 731, Centro.