Rede Go Coffee, inaugurada em 2017 em Curitiba, foi pioneira ao explorar o conceito “to go”, “café para levar”.
Rede Go Coffee, inaugurada em 2017 em Curitiba, foi pioneira ao explorar o conceito “to go”, “café para levar”.| Foto: Fernando Zequinão

Com apenas 31 anos, o arquiteto e empresário André Henning comemora os bons números que uma das suas apostas como empreendedor lhe rendeu. Sócio-proprietário da rede Go Coffee, pioneira ao explorar o conceito “to go” – “café para levar”, bastante popular no exterior – em Curitiba, em 2017, revela que a ideia surgiu quando estava em um cabelereiro na Avenida Vicente Machado, na região central da cidade. Lá, ele viu a oportunidade de abrir um café para os clientes do estabelecimento, mas mirou também o público externo. Além disso, confessa que, até pouco antes desse empreendimento, sequer tinha o hábito de tomar café.

“Meu pai tentou várias vezes. Dava o café para eu provar, mas eu não gostava”, recorda. Durante a faculdade de Arquitetura, essa “característica” se transformou em motivo de brincadeira dos colegas. “O pessoal brincava que eu era um falso arquiteto, já que para eles não existia um profissional da área que não fosse movido a café”, confessa, em tom de brincadeira.

Mas se Henning não fez do “limão uma limonada”, transformou sua falta de familiaridade com o café em um empreendimento de sucesso e que hoje conta com 170 lojas espalhadas por todo o Brasil, no modelo de franquia.

Foi essa inquietude que o fez despertar para o potencial desse mercado e, mais particularmente, para o conceito “to go”, que é bastante presente principalmente no cinema norte-americano. Henning e seu sócio Eloi Ferreira, decidiram que já era hora de Curitiba ter acesso a este tipo de serviço.

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As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Com baristas conceituados em todo o Brasil, Curitiba vem sendo considerada a capital nacional dos cafés especiais. Na cidade, a Go Coffee conta com 30 lojas. E, apesar de ter chegado a vários estados brasileiros, o empresário afirma que a capital dos paranaenses é mesmo um mercado ímpar. Com um público diferenciado, foi em Curitiba que surgiu o conceito de trazer a experiência de pertencimento ao espaço.

Nas lojas, há um mural para que as pessoas deixem recados, assinaturas e mostrem que estiveram por ali, quase que um livro de presença em uma parede própria para o rabisco com giz. “O café é o principal motivo de encontros: reunião de família, amigos, negócios. Já vimos desde pedido de casamento até assinatura de divórcio dentro da Go Coffee”, observa.

E é a partir dessa interação mais próxima com os amantes de café que os empresários viram a força do produto diferenciado. Um café que vai além do simples e coado, tradicional. No cardápio, as opções passam por todos os gostos, do doce ao amargo, trazendo sempre aquela pitada de que é para levar, para sair e para experimentar o mundo lá fora tomando um bom café.