Gil Peñalosa defende que as cidades devem contar com pequenas comunidades autossuficientes, com todos os serviços básicos podendo ser resolvidos a pé.
Gil Peñalosa defende que as cidades devem contar com pequenas comunidades autossuficientes, com todos os serviços básicos podendo ser resolvidos a pé.| Foto: Divulgação

O urbanista Gil Peñalosa, um dos mais respeitados do mundo e que esteve em Curitiba na semana passada para participar da 3.ª Smart City Expo, as cidades em todo o mundo vivem um momento estratégico, no qual é essencial elencar prioridades em investimento para não desperdiçar recursos públicos e atender às reais demandas da população. Em entrevista à Gazeta do Povo, o especialista destacou que o que os gestores públicos devem tomar por base em suas ações são as questões que envolvem saúde pública, equidade e sustentabilidade.

“É óbvio que o carro particular não é a solução para a mobilidade, não esteve em nenhuma cidade do mundo e todos já o experimentaram. A prioridade deve ser dada aos cidadãos mais vulneráveis: crianças de 0 a 4 anos, todos os pobres, deficientes, pessoas de raças minoritárias, em alguns casos mulheres”, reforçou o fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities.

Peñalosa citou como exemplo a pandemia de Covid-19, que paralisou grande parte das atividades mundiais nos dois últimos anos. “Mas (a pandemia) serviu para tornar visível o invisível. Por exemplo, vimos moradores de rua dormindo nas ruas, parques, quando os hotéis estavam vazios e as cidades poderiam ter sido contratados a baixo custo, um problema patrimonial que existia antes, mas se tornou mais visível”, exemplificou.

15 MINUTOS

Peñalosa defende a ideia de que as cidades devem contar com comunidades autossuficientes, ou seja, estruturadas com serviços básicos que possam ser resolvidos num prazo de 15 minutos ou num raio de 2 quilômetros, que é a distância a pé de uma pessoa com bebê. “São parques, bancos, calçadas de qualidade, travessias seguras, árvores, escolas, acesso ao transporte público. A mobilidade sustentável deve ser uma prioridade, segura; caminhar, andar de bicicleta, usar transporte público”, afirmou.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Prefeitos se reúnem para a troca de experiências e para o lançamento da FP Smart Cities. | Foto: Divulgação
Prefeitos se reúnem para a troca de experiências e para o lançamento da FP Smart Cities. | Foto: Divulgação

A 3.ª Smart Cities também permitiu a troca de experiência entre os prefeitos das cidades brasileiras. Durante o encontro, ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

A FP Smart Cities se estabelece estrategicamente numa legislatura em que o Parlamento Federal discute a consolidação e a atualização de marcos regulatórios diversos relacionados direta e indiretamente à temática, a exemplo da instituição da Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI) - formulada no Projeto de Lei n. 976/21 – uma iniciativa que tende a alçar o Brasil a um privilegiado patamar internacional de relevância e atração de investimentos.

<a href="https://www.ayoshii.com.br/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos. (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.</a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Além disso, os prefeitos de Curitiba (PR), Rafael Greca; de São Luís (MA), Eduardo Braide; de Recife (PE), João Campos; e de São Paulo (SP), Ricardo Nunes, participaram da sessão temática moderada por Gilberto Perre, da Frente Nacional de Prefeitos.

O Smart Cities é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.