O colunista da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino conduz bate-papo com Arthur Cazella, da Receita Federal e Edson Vismona, do Etco
O colunista da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino conduz bate-papo com Arthur Cazella, da Receita Federal e Edson Vismona, do Etco| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

O projeto #DentroDaLei transmite nesta quarta-feira (31) mais um bate-papo envolvendo contrabando e segurança pública. Os convidados desta vez são o coordenador-geral de Combate ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, Arthur Cazella, e o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) Edson Vismona. A mediação será feita pelo jornalista e colunista da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino.

O combate aos crimes de fronteira vem apresentando resultados expressivos em suas operações. Só a Receita Federal apreendeu, em 2018, R$ 3,1 bilhões em produtos, valor 40% superior a 2017. O número é o maior da série histórica, iniciada em 2010, e diz respeito a interceptações feitas em aduanas de portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Em dados mais recentes, desde maio, quase R$ 2 bilhões em cigarros contrabandeados deixaram de entrar em território brasileiro, de acordo com estimativa da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que coordena duas operações permanentes nas fronteiras do Paraná e Mato Grosso.

Cazella falará sobre o trabalho da Receita Federal para reduzir o contrabando e, por consequência, os mais de 20 crimes associados a ele, como lavagem de dinheiro, roubo de veículos, corrupção, entre outros.

Já Vismona fará uma análise sobre o mercado ilegal no Brasil, a partir de dados levantados pelo Centro de Estudos de Direito Econômico Social (Cedes), em parceria com o Etco. O estudo embasou a lista de 10 Medidas de Combate ao Mercado Ilegal, com recomendações e soluções para ajudar a administração pública no combate à ilegalidade e à pirataria.