O professor Pery Shikida defende que o Brasil poderia combater delitos como a corrupção, o contrabando e o descaminho com medidas econômicas.
O professor Pery Shikida defende que o Brasil poderia combater delitos como a corrupção, o contrabando e o descaminho com medidas econômicas.| Foto:

Estudioso da chamada "economia do crime", o economista e professor Pery Shikida participou de bate-papo promovido pelo projeto #DentroDaLei, com mediação da apresentadora Mira Graçano. O profissional defende que o Brasil poderia combater delitos como a corrupção, o contrabando e o descaminho com medidas econômicas.

Ligado à Unioeste de Toledo, no Paraná, o professor estuda o que define como crimes lucrativos, ou econômicos. Estão aí os crimes de furto, roubo, extorsão, usurpação, tráfico de drogas, estelionato e contrabando."

Com a autoridade de quem dedicou seus últimos 20 anos ao assunto, Shikida afirma que criminosos como contrabandistas não se veem como vítimas da sociedade. Entram para o crime por ambição, para ganhar muito dinheiro em uma atividade em que a chance de sucesso chega a 95% - motivo pelo qual ele conclui que a repressão pura e simples também não é eficaz.

A principal fonte dessa conclusão são os próprios presos, que ele entrevista dentro de estabelecimentos penais. Em suas pesquisas, Shikida também constatou que contrabando e corrupção são praticados por pessoas sem valores morais consolidados.

ASSISTA O VÍDEO