Everardo Maciel: “É preciso que, enfim, tenhamos uma conversa séria com o Paraguai”.
Everardo Maciel: “É preciso que, enfim, tenhamos uma conversa séria com o Paraguai”.| Foto: Orlando Brito (Divulgação - Logos Consultoria)

O combate ao mercado ilegal, especialmente no caso do cigarro, passa por uma revisão tributária bem elaborada e por acordos de colaboração com o Paraguai. Essa é a opinião de Everardo Maciel, consultor tributário, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público e secretário da Receita Federal entre 1995 e 2002 – durante os governos de Fernando Henrique Cardoso.

Ainda que seja crítico do modelo de reforma tributária que consta na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, recém-aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o especialista não deixa de defender a necessidade de repensar a tributação no Brasil.

Em artigo publicado junto de outros juristas, Maciel advoga por uma "reforma tributária que não implique em aumento de impostos e garanta segurança, transparência, simplificação e neutralidade".

No caso dos cigarros ilegais, que já abocanham mais da metade do mercado, ele acredita que é necessário ir além da repressão e da cooperação internacional. No âmbito da reforma, defende ele, seria necessário um esquema tributário que torne os produtos brasileiros competitivos em relação aos paraguaios, que entram no país de forma ilegal – e assim o Brasil deixa de arrecadar R$ 11,5 bilhões em tributos apenas relativos ao cigarro, como aconteceu em 2018.

Confira a entrevista com o especialista:

Ajustes fiscais podem funcionar como uma medida de combate ao contrabando? Por quê?

Evidentemente que o combate ao contrabando é uma função inerente ao Estado. Mas, no caso específico do cigarro, eu acho que há um erro de concepção. E esse erro de concepção visível é, precisamente, o modelo de tributação adotado. Ele faz com o que cigarro produzido no Brasil tenha uma tributação desproporcionalmente mais elevada do que o que é produzido no Paraguai.

É preciso que seja concebido um tipo de tributação que permita enfrentar em condições de igualdade o preço do cigarro paraguaio.

Everardo Maciel, secretário da Receita Federal nos governos FHC

É muito difícil fazer a fiscalização nas fronteiras no Brasil – elas são muito extensas, as condições de enfrentamento são muito difíceis. Nessa condição, o contrabando entra fácil. E o contrabando já representa uma parcela muito significativa dos cigarros comercializados pelo Brasil.

É preciso que seja concebido um tipo de tributação que permita enfrentar em condições de igualdade o preço do cigarro paraguaio no Brasil. E, é claro, isso sem reduzir a carga tributária agregada – quer dizer, fazendo uma redistribuição da carga tributária. Tendo em conta que não se defende aqui a redução da carga tributária agregada, mas sim uma redistribuição da carga tributária dos cigarros como um todo para que se tenha, portanto, um cigarro com um preço compatível com o que chega do Paraguai.

Isso porque, junto vem uma série de outros crimes, como contrabando de armas, narcotráfico e contrabando de outros produtos. Portanto, isso estrutura o crime organizado do País.

O senhor acredita que somente as ações de repressão e de fiscalização nas fronteiras dão conta de lidar com o contrabando de cigarros?

Não. É preciso muito mais do que isso. E não estou dizendo que não se deva ter o controle na fronteira, longe disso. Ao contrário, a repressão deve continuar existindo. Mas ela isoladamente é ineficiente.

Implica dizer que duas coisas são necessárias: temos que ter um modelo tributário capaz de neutralizar o preço do cigarro paraguaio no Brasil e é preciso que, enfim, tenhamos uma conversa séria com o Paraguai - que é parceiro do Brasil no Mercosul e na exploração de energia elétrica de Itaipu – para dizer que isso é inadmissível.

Um Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça está analisando a questão tributária frente ao contrabando. Quais são suas expectativas?

Eu não sei o que eles estão fazendo. Não conheço nada disso. E nem acho que sequer foi dada alguma divulgação. Acho que eles ainda não têm nenhuma conclusão, nenhuma proposição estruturada.

O senhor acha que a gente pode esperar algum resultado desse GT ainda esse ano?

É difícil especular sobre o que vai ou não acontecer. Espero que dê certo, que de fato sejam medidas efetivas. Mas dentro plano que eu mencionei. Acho que tem dois pontos: é preciso discutir-se um programa conjunto, Brasil e Paraguai, no enfrentamento do contrabando de um modo geral, e em particular de cigarros. E segundo, tem que ter uma estrutura tributária no Brasil capaz de enfrentar o preço do cigarro paraguaio.

Na sua percepção, a gente já tem algum avanço sentido de diálogo com o Paraguai?

Já foi feita uma tentativa [em 2000], justamente comigo, quando eu era secretário da Receita Federal. Nós avançamos, chegamos a celebrar um tratado da cooperação para enfrentamento, inclusive, do contrabando. Esse convênio foi proposto por nós e celebrado pelos ministros das Relações Exteriores. Entretanto, o processo lento de aprovação desses tratados no âmbito do Congresso fez com que apenas três anos depois ele fosse aprovado. E, aí, foi rejeitado pelo Senado paraguaio.

Leia outras matérias aqui.