Deputado Efraim Filho (DEM-PB): Contrabando é visto como inofensivo ao olhar do consumidor.
Deputado Efraim Filho (DEM-PB): Contrabando é visto como inofensivo ao olhar do consumidor.| Foto: Thiago de Oliveira (Divulgação)

Influenciadores, executivos e gestores públicos estão entre os confirmados para o evento que marca o fim do terceiro mês do projeto #DentroDaLei, que discute temas de segurança pública e contrabando e é produzido Gazeta do Povo em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco). O Fórum # DentroDaLei acontece na manhã do dia 30 de julho, no anfiteatro da FAE, em Curitiba.

Faça aqui sua inscrição gratuita.

Na programação, além das apresentações sobre o projeto e seus resultados nesses três meses, estão dois painéis em que serão discutidos dois temas cruciais para a segurança pública no Brasil: “Como combater as facções criminosas e reduzir a criminalidade no País”, mediado pelo colunista da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e “#DentroDaLei: suas atitudes compactuam com a corrupção. Como solucionar esse mal?”, com mediação do jornalista Augusto Nunes, colunista da VEJA.com, comentarista do Jornal da Manhã e integrante do Os Pingos nos Is, ambos da Rádio Jovem Pan. O Fórum será conduzido pela jornalista Cristina Graeml, que é âncora dos programas de análise política da Gazeta do Povo.

Painéis

Deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), que lidera a frente. Ao seu lado esquerdo, Edson Vismona, presidente-executivo do Etco.
Deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), que lidera a frente. Ao seu lado esquerdo, Edson Vismona, presidente-executivo do Etco.| Thiago de Oliveira (Divulgação)

O primeiro painel já tem as presenças confirmadas do deputado federal Efraim Morais Filho (DEM-PB), que preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, o analista de políticas públicas e consultor de segurança pública Paulo Storani, que foi instrutor do Bope do Rio de Janeiro e consultor nos dois filmes Tropa de Elite.

Para o segundo painel, já estão confirmados o jornalista e escritor Guilherme Fiuza, que também é colunista da Gazeta do Povo, o presidente do Etco, Edson Vismona, o superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal (que engloba Paraná e Santa Catarina), Luiz Bernardi e o secretário executivo da prefeitura de São Paulo, Fabio Lepique.

Mudança cultural

Para o colunista Guilherme Fiuza, só se consegue promover de fato a expansão da sociedade minimizando a taxação.
Para o colunista Guilherme Fiuza, só se consegue promover de fato a expansão da sociedade minimizando a taxação.| Divulgação

Para Fiuza, que foi um dos entrevistados durante o projeto, o combate a crimes como o contrabando tem que passar por redução de tributos. “O excesso de taxas em certos ambientes onde há menos esclarecimento, menos princípios e menos fiscalização, empurra as pessoas para a ilegalidade. Não adianta imaginar que só na base da polícia vai se combater o mercado ilegal. Precisa também de uma mudança cultural”, afirmou, em junho.

Em um bate-papo transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook no início de julho, Storani também falou sobre o tema: “O criminoso existe porque alguém está consumindo o produto que ele oferta. Pessoas que quando compram um produto não têm a mínima noção de que a compra daquele produto pirata, daquele cigarro contrabandeado do Paraguai ou falsificado aqui dentro do território nacional, aquela droga vendida pelo traficante está financiando todo um sistema.”

No lançamento da Frente Parlamentar que preside, Efraim Filho também abordou o tema para o #dentrodalei: “O crime de contrabando, num primeiro olhar da população, é um crime inofensivo, tolerável. Mas, ao se quebrar essa casca superficial, identificamos um crime que é muito nocivo ao nosso país. Ele deteriora o mercado de trabalho formal, inibe investimentos, financia o crime organizado, gera evasão de divisas, perda de receita e risco à saúde e à integridade do consumidor.”

Já Vismona alertou para o que chama de “incoerência ética” de parte da população em relação ao uso de produtos ilegais. “O brasileiro critica a corrupção, mas alimenta o crime com o consumo de produtos contrabandeados e falsificados. Mas é o nosso país, os nossos empregos e os nossos investimentos que estão em jogo”, declarou.

Sobre o projeto

Contrabandista de cigarro é preso no Oeste do Paraná. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Contrabandista de cigarro é preso no Oeste do Paraná: várias pessoas dão suporte à prática do crime.| Albari Rosa/Gazeta do Povo

Desde maio deste ano, a Gazeta do Povo vem publicando conteúdos exclusivos sobre temas como corrupção, ilegalidade, contrabando e segurança pública. O material, que recebe a etiqueta #DentroDaLei, está reunido em uma seção exclusiva no site da Gazeta do Povo.

Os conteúdos são produzidos por uma equipe  de jornalistas qualificados e formadores de opinião e envolvem entrevistas, matérias investigativas, eventos com a presença de autoridades e especialistas e vídeos. E também envolvem um Manifesto em defesa da legalidade e a sugestão de 10 Medidas para combate ao mercado ilegal.

Para se inscrever gratuitamente, clique aqui e preencha o formulário.