60% dos clientes dos escritórios de contabilidade chegam pela internet. | Bigstock
60% dos clientes dos escritórios de contabilidade chegam pela internet.| Foto: Bigstock

Olá! 

Já não é novidade: a tecnologia vem transformando a forma como trabalhamos. Se antes era necessário esperar por um táxi, hoje, inúmeros aplicativos de transporte estão disponíveis, com solicitação, e pagamento, via celular. Com a contabilidade, não é diferente: o surgimento de softwares e plataformas que realizam a coleta de dados online pode, a princípio, levar os profissionais a pensarem que a profissão está fadada ao desaparecimento. Não é bem assim. 

Prazo 

Segundo o CEO do ContaAzul, Vinicius Roveda, a mudança no setor contábil será radical dentro de cinco anos. “A contabilidade tradicional será automatizada, e tudo está caminhando para uma simplificação” alerta. 

Tecnologia 

Além da adoção de ferramentas que facilitam a coleta de dados dos clientes, o empresário contábil que quiser sobreviver ao mercado precisa ficar atento para a sua presença digital: de acordo com Roveda, em uma pesquisa realizada pela empresa, mais de 60% dos clientes dos escritórios de contabilidade chegam pela internet. “Os novos clientes dos escritórios são os millennials. São eles que estão empreendendo. Por isso é necessário que o contador questione como está a sua presença digital e repense novos serviços” recomenda o CEO. 

“Não há mais como competir sem usar a tecnologia. O padrão de consumo mudou, você tem uma nova geração de consumidores. Não há mais espaço para uma gestão antiga e com softwares desconectados”. 

Vinicius Roveda, CEO do ContaAzul 

Segmentação 

Uma das tendências para o futuro próximo dentro da contabilidade é a segmentação: será mais interessante para as empresas, e para os empresários autônomos, se especializar em atendimentos para nichos específicos de negócio. “Os escritórios contábeis de sucesso segmentam e determinam qual público querem atender. E começam a ter tantos dados que apontam para o seu cliente o que está bom ou não do negócio, das oportunidades e receitas projetadas. Ele provê educação financeira. E isso gera muito valor para o cliente”, ressalta o CEO do ContaAzul. 

Questionamentos 

Portanto, se você, empresário contábil, deseja começar as modificações para se atualizar e conquistar novos mercados, é preciso se perguntar: quais são os clientes e segmentos que atendo hoje e que posso atender no futuro? Quais ações precisam ser tomadas para isso? E que serviços extras posso oferecer? Eu, como profissional, estou preparado para prestá-los? 

Depois de pensar em como resolver essas questões, Vinicius Roveda dá uma pista: “Mude a mentalidade e não foque só no dia a dia”. 

Esperamos que essas pílulas contábeis do ContaAzul possam ajudar no sucesso do negócio. 

Até mais!