Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,
Foto: Rodolfo Buhrer| Foto:

O Yaris segue a tradição dos carros da Toyota ao vir, praticamente, sem opcionais. O comprador só paga mais pelo modelo se adicionar acessórios oferecidos separadamente.

Por isso, a linha de hatch e sedã virou uma das opções mais procuradas no segmento de compacto “premium”. Entrega um bom nível de equipamentos, aliado à tradição da marca de vender veículos confiáveis e com comodidade a bordo.

O Yaris chegou ao Brasil em 2018 para ocupar a faixa entre Etios e Corolla. Do primeiro, emprestou a plataforma e boa distância entre os eixos, enquanto que do sedã médio foi buscar o conforto ao rodar.

Há quem diga que o três volumes é quase um mini Corolla. Se é exagero ou não, a verdade é que o Yaris ganhou a imagem de ser um bom custo-benefício.

Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,
Foto: Rodolfo Buhrer

Demos uma passada na concessionária Toyota Sulpar, em Curitiba, para ver o carro de perto e saber se essa fama procede.

De cara, Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da loja do Alto da XV, elencou atributos que justificariam o carimbo do custo-benefício:

“O Yaris tem baixo custo de manutenção, economia de combustível, bom espaço interno, ótimo nível de equipamentos, design moderno e baixa desvalorização”, salientou.

Resolvemos então dividir os predicados listados por ela para checar se não é papo de vendedor!

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodlfo Buhrer

Custo de manutenção do Toyota Yaris

Entra ano, sai ano e o pós-venda da Toyota sempre encabeça a lista do ranking de satisfação dos clientes. São avaliados agendamento e qualidade do serviço, pontualidade na entrega, cortesia, instalações da concessionária, entre outros.

O custo da revisão não entra nesta consulta com o consumidor, mas sem dúvida ajudaria na percepção. No caso do Yaris, o pacote com preço fixo é o mais em conta entre os concorrentes diretos, como mostra a tabela abaixo.

<strong>Modelo</strong><strong>Revisão até R$ 60 mil</strong>
Toyota YarisR$ 3.252
Chevrolet Onix e Onix PlusR$ 3.272
Volkwagem Polo e VirtusR$ 3.403
Hyundai HB20 e HB20 SR$ 3.447
Ford Ka e Ka SedanR$ 3.504
Renault Sandero e LoganR$ 3.515
Fiat Argo e CronosR$ 3.720
Honda Fit e CityR$ 5.464

A primeira revisão na Sulpar, de 10 mil km, sai por R$ 267,19, enquanto que na de R$ 60 mil, o valor é de R$ 693. A mão de obra já está incluída. São duas concessionárias em Curitiba - Hauer e Alto da XV - e uma em Paranaguá.

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodlfo Buhrer

Conforto e economia na dose certa

Produzido na fábrica de Sorocaba (SP),o Yaris é equipado com os motores aspirados 1.3, de 98/ 101 cv e 12,5/ 12,9 kgfm de torque, e 1.5, de 105/ 110 cv e 14,3/ 14,9 kgfm (gasolina/ etanol).

A motorização menor só equipa o hatch, enquanto que a opção 1.5 é a mais solicitada pelo consumidor, informa Tânia.
As opções de câmbio são a manual de seis velocidades e a automática do tipo CVT - essa combinando as borboletas atrás do volante para a troca sequencial de sete marchas simuladas.

As potências não estão entre as mais altas da categoria. Tem uma turma com motor 1.0 turbo que consegue números maiores.

No entanto, a proposta do Yaris é valorizar a tocada mais suave, voltada ao conforto e ao menor gasto de combustível.

Os números medidos pelo Inmetro em relação ao consumo ficam na média do segmento:

ModeloCidade Estrada
<strong>Hatch</strong><br /><br />
Yaris 1.3 manual8,4/ 12,1 km/l10,0/ 14,2 km/l 
Yaris 1.3 CVT9,0/ 13,1 km/l9,9/ 14,2 km/l
Yaris 1.5 CVT8,8/ 12,6 km/l10,0/ 13,8 km/l
<strong>Sedã</strong><br /><br />
Yaris 1.5 manual8,3/ 12,0 km/l10,1/ 14,6 km/l
Yaris 1.5 CVT9,0/ 13,0 km/l10,6/ 14,5 km/l

No desempenho, o propulsor 1.3 exige um pouco mais do pedal do acelerador nas retomadas de velocidade e subidas mais íngremes. Já o 1.5 passa a impressão de ter mais cavalaria debaixo do capô do que os 110 cv da ficha técnica.

A bordo, o bom isolamento acústico filtra o barulho externo, mesmo quando o propulsor fala mais alto. Mal dá para ouvir os sons da rua.

Interior do Toyota Yaris
Foto: Rodlfo Buhrer| RODOLFO BUHRER

A suspensão também faz sua parte, com um ajuste macio, sem ser mole demais. E é aí que o sedã se aproxima do Corolla. A vida no trânsito dentro do Yaris é mais tranquila ao passar por buracos e lombadas.

A transmissão, a mesma do Corolla da geração anterior, é tida como a melhor do mercado nacional. Bem esperta para um CVT, sendo a primeira marcha mecânica para agilizar a arrancada.

“O sistema CVT com simulador de marchas traz a sensação de dirigibilidade esportiva, proporcionando menor ruído do motor e trazendo maior economia ao veículo”, ressalta Gesiel Vieira, coordenador de Oficina da Toyota Sulpar, unidade Alto da XV.

Interior do Toyota Yaris
Foto: Rodlfo Buhrer

Amplo espaço e porta-malas generoso

O Yaris aproveita bem os 2,55 m de entre-eixos para entregar bom espaço tanto na frente quanto atrás.

Destaque para o assoalho totalmente plano, sem o duto central, que facilita encontrar a melhor posição para as pernas.

Mesmo quem tem 1,80 m ou mais, como é o meu caso, vai se acomodar sem apertos, seja ao volante, ou como um passageiro atrás.

No quesito porta-malas, o Toyota compacto está numa faixa intermediária em suas categorias. O hatch pode transportar até 310 litros de bagagem e o sedã, 473 litros. Há ganchos nas laterais para pendurar sacolas de mercado, por exemplo.

Porta-malas do Toyota Yaris Sedan
Foto: Rodlfo Buhrer

Bom nível de equipamentos

Como já falamos no início, um Toyota não vem com opcionais - somente a luz diurna em led nas versões de entrada e intermediária é adquirida à parte.

Ou seja, a configuração que você escolher trará uma lista de equipamentos fechada de fábrica.

Dependendo da versão, o dono do Yaris terá a disposição:

  • direção elétrica
  • volante multifuncional com shift paddle
  • controle de estabilidade e de tração
  • assistente de partida em rampa
  • faróis com acendimento automático
  • luz diurna em led
  • controle de velocidade
  • retrovisor antiofuscante
  • ar-condicionado digital
  • central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
  • chave presencial com partida por botão
  • bancos e revestimento da porta em couro
  • vidros elétricos
  • retrovisor elétrico com rebatimento automático
  • câmera de ré
  • sete airbags
  • sensor de chuva 
  • teto solar

Na visão de Tânia Macedo, o consumidor automotivo, especialmente o curitibano, está mais exigente em relação ao nível de equipamentos do carro.

“Hoje o consumidor busca o melhor custo-benefício com itens já de série agregados ao veículo e com tecnologia embarcada: como por exemplo, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto”, salienta a gerente de Novos.

Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Sulpar
Tânia Macedo, gerente de Novos do Grupo Sulpar. Foto: Rodolfo Buhrer

Design moderno

O visual do Yaris está é um dos mais interessantes do segmento de compactos, especialmente no sedã.

As lanternas exibem um formato moderno e são mais valorizadas pela iluminação em led na versão mais completa. Já os faróis espichados que invadem a lateral lembram os da geração anterior do Corolla, transmitindo um aparência mais esportiva.

O ponto alto é o recorte do para-choque que “abre” uma enorme boca frontal para a entrada de ar. E o acabamento em preto brilhante transmite mais requinte à peça.

Toyota Yaris em frente à concessionária Sulpar, no Alto da XV.
Foto: Rodolfo Buhrer

Por dentro, o modelo mescla plástico rígido de qualidade com revestimento em couro nos bancos e forrações da porta.

O quadro de instrumentos é iluminado em tons azul e branco e vem com mostradores analógicos no velocímetro e conta-giros.

Já o computador de bordo é digital, numa tela colorida em TFT que exibe diversas funções do veículo com letras e números bem visíveis.

“O Yaris é único e trouxe uma assinatura em design atraente e arrojada. Em seu DNA temos a segurança e o conforto de um Corolla e o histórico de economia de um Etios. Tivemos alguns clientes da marca trocando Etios e Corolla por Yaris, mas a grande maioria dos clientes é de outras marcas.”

Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar, loja Alto da XV, em Curitiba.

Menor desvalorização do mercado

O Yaris está entre os modelos compactos que menos perdem valor na hora da revenda. A opção Sedan, por exemplo, é o veículo de menor desvalorização da sua categoria em 2020, segundo levantamento da KBB Brasil.

Já o hatch foi o campeão de valorização após um ano de uso em 2019, no prêmio “Maior Valor de Revenda”, da Agência AutoInforme.

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodolfo Buhrer

Versão PCD

O Yaris conta ainda com uma opção para o público PCD (Pessoas com Deficiência), tanto hatch quanto sedã.

O preço com as isenções de IPI e ICMS nas duas carrocerias partem de R$ 54.655,25, nas motorizações 1.3 e 1.5, com câmbio CVT.

Na lista de equipamentos estão:

  • controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas
  • faróis com acendimento automático e ajuste de altura do facho
  • faróis e lanternas de neblina
  • controle de cruzeiro
  • sistema de som com entrada MP3, CD, USB e Bluetooth

Conclusão

Avaliando o Yaris de perto e rodando por ruas e estradas, a conclusão que chegamos é de que o modelo faz jus à fama do custo-benefício.

É agradável de dirigir, transmite confiança na estrada, entrega um bom nível de itens de série e é econômico para os motoristas que não têm pressa de chegar ao destino.

Toyota Yaris em frente à concessionária Sulpar, no Alto da XV.
Foto: Rodolfo Buhrer

Versões, principais itens de série e preços

Yaris XL Live 

Hatch 1.3

Manual: R$ 68.490

CVT: R$ 69.990

Sedan 1.5

Manual: R$ 69.990

CVT: R$ 69.990

  • direção elérica
  • retrovisores externos elétricos
  • computador de bordo
  • ar-condicionado manual
  • airbag duplo
  • controle de estabilidade e de tração
  • assistente de partida em rampa
  • sistema de som com MP3 e bluetooth

Yaris XL Plus Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 78.690

Sedã: R$ 82.990

Agrega:

  • rodas de liga aro 15
  • ar-condicionado digital
  • controle de velocidade
  • entrada USB no console
  • descansa braço traseiro com porta-copos
  • partida por botão
  • central multimídia com Android Auto e Apple Carplay

Yaris XS Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 84.790

Sedã: R$ 87.790

Acrescenta:

  • faróis com acendimento automático
  • acabamento em preto brilhante e cromados
  • retrovisor interno antiofuscante
  • rodas de liga aro 15 com acabamentos em preto e cinza
  • portas e bancos revestidos parcialmente e couro
  • saídas de ar na cor prata
  • retrovisores com rebatimento elétrico
  • faróis de neblina

Yaris X Way Connect 1.5

Hatch: R$ 88.790

Incorpora:

  • pintura externa em duas cores
  • aplique inferior nos para-choques dianteiro e traseiro
  • logo X Way na porta do porta-malas
  • protetor de paralama e rack de teto (itens de design)
  • chave presencial
  • câmera de ré

XLS Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 89.990

Sedã: R$ 93.790

Inclui:

  • faróis com lentes de máscara negra e luz guia em led com acendimento automático
  • luz diurna em led
  • lanterna traseira em led
  • airbag de cortina e de joelho

Yaris S 1.5 (série limitada)

Hatch: R$ 89.990

Acrescenta:

  • rodas de liga aro 16
  • acabamento dos bancos parcialmente em couro com costura vermelha
  • faróis com projetor e acabamento vermelho
  • abertura elétrica do porta-malas
  • indicador de direção econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos
  • painel de instrumentos com tecnologia Optitron
  • teto solar elétrico
  • vidros elétricos dianteiros e traseiros com antiesmagamento