Toyota Corolla híbrido test drive Sulpar
Toyota Corolla Hybrid de test drive da concessionária Sulpar.| Foto: Rodolfo Buhrer

A Toyota é uma das marcas pioneiras na tecnologia de carros híbridos. Já vendeu mais de 15 milhões de unidades pelo mundo. No Brasil, virou referência no segmento com o cardápio atual formado por três modelos – Corolla Hybrid, RAV4 Hybrid e Prius – e a chegada em breve de mais um veículo eletrificado, o Corolla Cross - SUV previsto para o primeiro semestre de 2021.

Em 2013, o Prius deu o pontapé da Toyota no Brasil nesse tipo de motorização e até outubro deste ano já havia emplacado cerca de 25 mil carros híbridos. É um número muito expressivo, uma vez que no mesmo período foram vendidos no país 38 mil carros entre híbridos e elétricos. Ou seja, só a Toyota abocanhou 66% desse mercado nos últimos 7 anos.

Toyota Corolla híbrido test drive Sulpar
Toyota Corolla Hybrid é o carro mais vendido do segmento.| Rodolfo Buhrer

Só em 2020, a marca japonesa é responsável por 81% dos carros vendidos no segmento de híbridos e elétricos. Foram 12.632 exemplares Toyota emplacados num total de 15.565 novas unidades que chegaram às ruas neste ano.

“Para a Toyota, o mercado brasileiro de híbridos já é uma realidade, com quatro modelos a partir de 2021. O Corolla e o RAV4 estão indo muito bem nas vendas. Na Sulpar, às vezes, tem até fila de espera”, destaca Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar, tradicional representante da marca Toyota em Curitiba, e, mais recentemente, da Kia Motors.

Corolla e RAV4 dominam ranking de híbridos

Toyota RAV4 Hybrid no showroom da concessionária Sulpar
Toyota RAV4 Hybrid no showroom da concessionária Sulpar.| Renyere Trovão

Os números nacionais avalizam a afirmação do executivo da concessionária paranaense. Das dez versões de carros eletrificados mais comercializadas no Brasil entre janeiro e outubro deste ano, as seis primeiras ostentam o logotipo Toyota, segundo dados da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE).

O Corolla Hybrid é o campeão da lista, com 7.629 unidades licenciadas, somadas as configurações Premium e Atis. Já as quatro versões disponíveis do RAV4 – todas híbridas – emplacaram 2.746 exemplares e aparecem na sequência do ranking – veja a lista completa abaixo.

Vale ressaltar que o sedã médio híbrido flex começa em R$ 146.390, enquanto o SUV médio parte de R$ 241.990.

Toyota RAV4 Hybrid no showroom da concessionária Sulpar
Toyota RAV4 Hybrid no showroom da concessionária Sulpar.

O Prius deixou de ser um dos mais procurados com a chegada do Corolla híbrido. E, também, pela disparada do dólar, que impacta diretamente no preço do modelo importado do Japão. Por isso, a montadora paralisou as vendas do carro, sem data ainda para a retomada.

Corolla híbrido ou flex? Qual se encaixa melhor ao seu perfil

“Versão verde” vai na esteira do sucesso do Corolla

Primeiro híbrido flex no mundo, o Corolla Hybrid vem surfando no sucesso já consagrado da opção convencional. O sedã feito em Indaiatuba (SP) é líder absoluto no segmento de médios, com larga vantagem sobre os rivais.

Há ainda outros fatores que motivam o cliente a buscar cada vez mais a configuração que mescla o motor a gasolina e etanol com o elétrico.

“Além do custo de manutenção barato e o excelente valor de revenda, o Corolla ganhou um visual mais esportivo, de design arrojado (com a nova geração)”, justifica Fabio Calligari, diretor de Operação do Grupo Sulpar.

Toyota Corolla híbrido Sulpar
Toyota Corolla Hybrid no showroom da concessionária Sulpar.| Rodolfo Buhrer

O consumo menor – faz mais de 17 km/l na cidade – e a maior tecnologia embarcada também contribuem para a boa aceitação da novidade.

Moacir Cossia lembra ainda que a recarga da bateria do Corolla Hybrid não é realizada pela tomada, mas sim pela regeneração da energia dissipada na frenagem e na desaceleração, além da alimentação via motor a combustão.

Isso desonera gasto com eletricidade doméstica e o uso de recarregadores portáteis ou instalação de estação de recarga residencial.

Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,Com aposta no custo-benefício, Toyota Yaris se destaca pelo design e conforto

Híbrido mais acessível no Brasil

Fabio Calligari comenta que se trata de um produto inovador e exclusivo. Além disso, “a tecnologia que combina propulsor a combustão com elétrico já foi testada e consolidada em outros modelos há anos, como é caso do Prius”, acrescenta.

Outros dois componentes que explicam a força da Toyota no país entre os eletrificados é o fato de do Corolla ser o híbrido mais acessível hoje no mercado e de possuir uma manutenção periódica com custo similar ao do modelo flex.

Toyota Corolla híbrido test drive Sulpar
Toyota Corolla Hybrid é o carro mais vendido do segmento.| Rodolfo Buhrer

Como o Corolla Hybrid é feito no Brasil, o consumidor não teria aquela ressalva de que nos importados o custo da manutenção é sempre mais alto.

“Ainda temos a garantia de oito anos do sistema elétrico”, complementa Fabio, como um motivo a mais de confiança no produto, aliado aos cinco anos de garantia de fábrica dos modelos Toyota produzidos a partir de 2020.

Oficina da Toyota Sulpar, em CuritibaSulpar reforça título nacional da Toyota de campeã no atendimento pós-venda

Corolla Cross vai engrossar a artilharia híbrida da Toyota

A partir de 2021 a Toyota passa a contar com mais uma opção híbrida no mercado brasileiro. O Corolla Cross deve desembarcar por aqui em março. A motorização será a mesma do sedã, no entanto, algo inédito para o segmento dos SUVs médios.

A informação extraoficial é a de que a novidade adote o motor 2.0 flex, de 177 cv, além do 1.8 híbrido flex, de 122 cv.

Toyota Corolla Cross, SUV que estreia em 2021
Toyota Corolla Cross, SUV médio-grande que estreia em 2021.| Projeção

Protótipos do modelo já começaram a ser produzidos em Sorocaba (SP). Ele terá como concorrente direto o Jeep Compass. Ou seja, deve partir da casa dos R$ 120 mil no propulsor a combustão e algo em torno de R$ 170 mil no híbrido.

Segundo Fabio Calligari, o Corolla Cross promete vender a mesma quantidade do Corolla no mercado brasileiro – na casa dos 3,6 mil/ mês, mas com um público que deve migrar de outras marcas. Ele deverá ficar posicionado entre o Corolla e o RAV4, captando um público tanto feminino quanto masculino, que preferem SUV”, diz o diretor de Operações.

Curitiba é conhecida como a capital ecológica do país e a nossa população tem total ciência da importância da preservação do meio ambiente. A Sulpar detém certificação ambiental. Isso casa perfeitamente à oferta de veículos híbridos com a proposta da cidade e da sua população com a da Sulpar.

Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar

Sucesso mundial, Kia Rio tem atributos para conquistar também o Brasil