Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,
Foto: Rodolfo Buhrer| Foto:

O Yaris segue a tradição dos carros da Toyota ao vir, praticamente, sem opcionais. O comprador só paga mais pelo modelo se adicionar acessórios oferecidos separadamente.

Por isso, a linha de hatch e sedã virou uma das opções mais procuradas no segmento de compacto “premium”. Entrega um bom nível de equipamentos, aliado à tradição da marca de vender veículos confiáveis e com comodidade a bordo.

O Yaris chegou ao Brasil em 2018 para ocupar a faixa entre Etios e Corolla. Do primeiro, emprestou a plataforma e boa distância entre os eixos, enquanto do sedã médio foi buscar o conforto ao rodar.

Há quem diga que o três volumes é quase um mini Corolla. Se é exagero ou não, a verdade é que o Yaris ganhou a imagem de ser um bom custo-benefício.

Toyota Yaris em frente à concessionária Sulpar, no Alto da XV.
Foto: Rodolfo Buhrer

Manutenção, espaço e consumo

Demos uma passada na concessionária Toyota Sulpar, em Curitiba, para ver o carro de perto e saber se essa fama procede.

De cara, Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da loja do Alto da XV, elencou atributos que justificariam o carimbo do custo-benefício:

“O Yaris tem baixo custo de manutenção, economia de combustível, bom espaço interno, ótimo nível de equipamentos, design moderno e baixa desvalorização”, salientou.

Resolvemos então dividir os predicados listados por ela para checar se não é papo de vendedor!

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodlfo Buhrer

Custo de manutenção do Toyota Yaris

Entra ano, sai ano e o pós-venda da Toyota sempre encabeça a lista do ranking de satisfação dos clientes. São avaliados agendamento e qualidade do serviço, pontualidade na entrega, cortesia, instalações da concessionária, entre outros.

O custo da revisão não entra nesta consulta com o consumidor, mas sem dúvida ajudaria na percepção. No caso do Yaris, o pacote com preço fixo é o mais em conta entre os concorrentes diretos, como mostra a tabela abaixo.

<strong>Modelo</strong><strong>Revisão até R$ 60 mil</strong>
Toyota YarisR$ 3.252
Chevrolet Onix e Onix PlusR$ 3.272
Volkwagem Polo e VirtusR$ 3.403
Hyundai HB20 e HB20 SR$ 3.447
Ford Ka e Ka SedanR$ 3.504
Renault Sandero e LoganR$ 3.515
Fiat Argo e CronosR$ 3.720
Honda Fit e CityR$ 5.464

A primeira revisão na Sulpar, de 10 mil km, sai por R$ 267,19, enquanto que na de R$ 60 mil, o valor é de R$ 693. A mão de obra já está incluída. São duas concessionárias em Curitiba - Hauer e Alto da XV - e uma em Paranaguá.

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodlfo Buhrer

Conforto e economia na dose certa

Produzido na fábrica de Sorocaba (SP),o Yaris é equipado com os motores aspirados 1.3, de 98/ 101 cv e 12,5/ 12,9 kgfm de torque, e 1.5, de 105/ 110 cv e 14,3/ 14,9 kgfm (gasolina/ etanol).

A motorização menor só equipa o hatch, enquanto que a opção 1.5 é a mais solicitada pelo consumidor, informa Tânia.
As opções de câmbio são a manual de seis velocidades e a automática do tipo CVT - essa combinando as borboletas atrás do volante para a troca sequencial de sete marchas simuladas.

As potências não estão entre as mais altas da categoria. Tem uma turma com motor 1.0 turbo que consegue números maiores.

Toyota Corolla XEI test drive CuritibaCorolla híbrido ou flex? Qual se encaixa melhor ao seu perfil

No entanto, a proposta do Yaris é valorizar a tocada mais suave, voltada ao conforto e ao menor gasto de combustível.

Os números medidos pelo Inmetro em relação ao consumo ficam na média do segmento:

ModeloCidade Estrada
<strong>Hatch</strong><br /><br />
Yaris 1.3 manual8,4/ 12,1 km/l10,0/ 14,2 km/l 
Yaris 1.3 CVT9,0/ 13,1 km/l9,9/ 14,2 km/l
Yaris 1.5 CVT8,8/ 12,6 km/l10,0/ 13,8 km/l
<strong>Sedã</strong><br /><br />
Yaris 1.5 manual8,3/ 12,0 km/l10,1/ 14,6 km/l
Yaris 1.5 CVT9,0/ 13,0 km/l10,6/ 14,5 km/l

No desempenho, o propulsor 1.3 exige um pouco mais do pedal do acelerador nas retomadas de velocidade e subidas mais íngremes. Já o 1.5 passa a impressão de ter mais cavalaria debaixo do capô do que os 110 cv da ficha técnica.

A bordo, o bom isolamento acústico filtra o barulho externo, mesmo quando o propulsor fala mais alto. Mal dá para ouvir os sons da rua.

Interior do Toyota Yaris
Foto: Rodlfo Buhrer| RODOLFO BUHRER

A suspensão também faz sua parte, com um ajuste macio, sem ser mole demais. E é aí que o sedã se aproxima do Corolla. A vida no trânsito dentro do Yaris é mais tranquila ao passar por buracos e lombadas.

A transmissão, a mesma do Corolla da geração anterior, é tida como a melhor do mercado nacional. Bem esperta para um CVT, sendo a primeira marcha mecânica para agilizar a arrancada.

“O sistema CVT com simulador de marchas traz a sensação de dirigibilidade esportiva, proporcionando menor ruído do motor e trazendo maior economia ao veículo”, ressalta Gesiel Vieira, coordenador de Oficina da Toyota Sulpar, unidade Alto da XV.

 Gesiel Vieira, coordenador de Oficina da Toyota Sulpar
Gesiel Vieira, coordenador de Oficina da Toyota Sulpar. Foto: Rodolfo Buhrer| RODOLFO BUHRER

Amplo espaço e porta-malas generoso

O Yaris aproveita bem os 2,55 m de entre-eixos para entregar bom espaço tanto na frente quanto atrás.

Destaque para o assoalho totalmente plano, sem o duto central, que facilita encontrar a melhor posição para as pernas.

Mesmo quem tem 1,80 m ou mais, como é o meu caso, vai se acomodar sem apertos, seja ao volante, ou como um passageiro atrás.

No quesito porta-malas, o Toyota compacto está numa faixa intermediária em suas categorias. O hatch pode transportar até 310 litros de bagagem e o sedã, 473 litros. Há ganchos nas laterais para pendurar sacolas de mercado, por exemplo.

Interior do Toyota Yaris
Foto: Rodlfo Buhrer
Porta-malas do Toyota Yaris Sedan
Foto: Rodlfo Buhrer

Toyota Yaris tem bom nível de itens d série

Como já falamos no início, um Toyota não vem com opcionais - somente a luz diurna em led nas versões de entrada e intermediária é adquirida à parte.

Ou seja, a configuração que você escolher trará uma lista de equipamentos fechada de fábrica.

Dependendo da versão, o dono do Yaris terá a disposição:

  • direção elétrica
  • volante multifuncional com shift paddle
  • controle de estabilidade e de tração
  • assistente de partida em rampa
  • faróis com acendimento automático
  • luz diurna em led
  • controle de velocidade
  • retrovisor antiofuscante
  • ar-condicionado digital
  • central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
  • chave presencial com partida por botão
  • bancos e revestimento da porta em couro
  • vidros elétricos
  • retrovisor elétrico com rebatimento automático
  • câmera de ré
  • sete airbags
  • sensor de chuva 
  • teto solar

Sucesso mundial, Kia Rio tem atributos para conquistar também o Brasil

Na visão de Tânia Macedo, o consumidor automotivo, especialmente o curitibano, está mais exigente em relação ao nível de equipamentos do carro.

“Hoje o consumidor busca o melhor custo-benefício com itens já de série agregados ao veículo e com tecnologia embarcada: como por exemplo, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto”, salienta a gerente de Novos.

Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Sulpar
Tânia Macedo, gerente de Novos do Grupo Sulpar. Foto: Rodolfo Buhrer

Design moderno

O visual do Yaris está é um dos mais interessantes do segmento de compactos, especialmente no sedã.

As lanternas exibem um formato moderno e são mais valorizadas pela iluminação em led na versão mais completa. Já os faróis espichados que invadem a lateral lembram os da geração anterior do Corolla, transmitindo um aparência mais esportiva.

O ponto alto é o recorte do para-choque que “abre” uma enorme boca frontal para a entrada de ar. E o acabamento em preto brilhante transmite mais requinte à peça.

Toyota Yaris em frente à concessionária Sulpar, no Alto da XV.
Foto: Rodolfo Buhrer

Por dentro, o modelo mescla plástico rígido de qualidade com revestimento em couro nos bancos e forrações da porta.

O quadro de instrumentos é iluminado em tons azul e branco e vem com mostradores analógicos no velocímetro e conta-giros.

Já o computador de bordo é digital, numa tela colorida em TFT que exibe diversas funções do veículo com letras e números bem visíveis.

“O Yaris é único e trouxe uma assinatura em design atraente e arrojada. Em seu DNA temos a segurança e o conforto de um Corolla e o histórico de economia de um Etios. Tivemos alguns clientes da marca trocando Etios e Corolla por Yaris, mas a grande maioria dos clientes é de outras marcas.”

Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar, loja Alto da XV, em Curitiba.

Fachada da concessionária Toyota Sulpar, no HauerCuritibana Sulpar é a loja mais antiga e premiada da Toyota hoje no Brasil

Menor desvalorização do mercado

O Yaris está entre os modelos compactos que menos perdem valor na hora da revenda. A opção Sedan, por exemplo, é o veículo de menor desvalorização da sua categoria em 2020, segundo levantamento da KBB Brasil.

Já o hatch foi o campeão de valorização após um ano de uso em 2019, no prêmio “Maior Valor de Revenda”, da Agência AutoInforme.

Toyota Yaris na concessionária Sulpar, em Curitiba
Foto: Rodolfo Buhrer

Versão PCD

O Yaris conta ainda com uma opção para o público PCD (Pessoas com Deficiência), tanto hatch quanto sedã.

O preço com as isenções de IPI e ICMS nas duas carrocerias partem de R$ 54.655,25, nas motorizações 1.3 e 1.5, com câmbio CVT.

Na lista de equipamentos estão:

  • controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas
  • faróis com acendimento automático e ajuste de altura do facho
  • faróis e lanternas de neblina
  • controle de cruzeiro
  • sistema de som com entrada MP3, CD, USB e Bluetooth
Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,
Foto: Rodolfo Buhrer

Conclusão

Avaliando o Yaris de perto e rodando por ruas e estradas, a conclusão que chegamos é de que o modelo faz jus à fama do custo-benefício.

É agradável de dirigir, transmite confiança na estrada, entrega um bom nível de itens de série e é econômico para os motoristas que não têm pressa de chegar ao destino.

Concessionária Toyota Sulpar SeminovosAs vantagens de comprar um seminovo em concessionária

Versões, principais itens de série e preços

Yaris XL Live 

Hatch 1.3

Manual: R$ 68.490

CVT: R$ 69.990

Sedan 1.5

Manual: R$ 69.990

CVT: R$ 69.990

  • direção elérica
  • retrovisores externos elétricos
  • computador de bordo
  • ar-condicionado manual
  • airbag duplo
  • controle de estabilidade e de tração
  • assistente de partida em rampa
  • sistema de som com MP3 e bluetooth

Yaris XL Plus Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 78.690

Sedã: R$ 82.990

Agrega:

  • rodas de liga aro 15
  • ar-condicionado digital
  • controle de velocidade
  • entrada USB no console
  • descansa braço traseiro com porta-copos
  • partida por botão
  • central multimídia com Android Auto e Apple Carplay

Yaris XS Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 84.790

Sedã: R$ 87.790

Acrescenta:

  • faróis com acendimento automático
  • acabamento em preto brilhante e cromados
  • retrovisor interno antiofuscante
  • rodas de liga aro 15 com acabamentos em preto e cinza
  • portas e bancos revestidos parcialmente e couro
  • saídas de ar na cor prata
  • retrovisores com rebatimento elétrico
  • faróis de neblina

Yaris X Way Connect 1.5

Hatch: R$ 88.790

Incorpora:

  • pintura externa em duas cores
  • aplique inferior nos para-choques dianteiro e traseiro
  • logo X Way na porta do porta-malas
  • protetor de paralama e rack de teto (itens de design)
  • chave presencial
  • câmera de ré

XLS Connect 1.5 CVT

Hatch: R$ 89.990

Sedã: R$ 93.790

Inclui:

  • faróis com lentes de máscara negra e luz guia em led com acendimento automático
  • luz diurna em led
  • lanterna traseira em led
  • airbag de cortina e de joelho

Yaris S 1.5 (série limitada)

Hatch: R$ 89.990

Acrescenta:

  • rodas de liga aro 16
  • acabamento dos bancos parcialmente em couro com costura vermelha
  • faróis com projetor e acabamento vermelho
  • abertura elétrica do porta-malas
  • indicador de direção econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos
  • painel de instrumentos com tecnologia Optitron
  • teto solar elétrico
  • vidros elétricos dianteiros e traseiros com antiesmagamento

Kia Sulpar coloca adesivos em avarias nos seminovosAdesivos em seminovos viram selos de transparência e respeito ao cliente na Sulpar