Showroom de zero km da Toyota Sulpar, em Curitiba
Showroom da concessionária Toyota Sulpar Alto da XV, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

Comprar um automóvel está entre os sonhos mais desejados de uma pessoa. E se ele vier com aquele “cheirinho de carro novo” quando você abre a porta, melhor ainda. Um modelo zero km na garagem oferece uma série de vantagens. Ainda mais se ostentar o logotipo da Toyota ou da Kia e a bandeira do Grupo Sulpar, que possui quase 60 anos de tradição no mercado paranaense de vendas de automóveis.

Ouvimos alguns profissionais que atuam nas concessionárias Toyota Sulpar e Kia Sulpar, em Curitiba, para listar os pontos mais importantes que levam à escolha de um carro zerinho. Confira a seguir:

Zero km: só troca de óleo e filtro

Oficina da concessionário Toyota Sulpar
Oficina da concessionária Toyota Sulpar, no Alto da XV, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Carro novo não costuma dar problema. Motor e pneus novinhos em folha e carroceria brilhando garantem um rodar por ruas e estradas sem surpresas.

A única exigência é fazer a manutenção periódica anual. E, de preferência, de maneira rápida, sem fazer o cliente tomar um chá de cadeira na loja.

Nas concessionárias da rede Sulpar, o respeito ao prazo combinado está enraizado na cultura da empresa. O programa Auto Center Sulpar, por exemplo, é voltado aos serviços rápidos, como trocas de óleo, de filtros, palhetas e bateria.

Ele surgiu para atender a necessidade de clientes que não podem perder tempo e precisam que o seu veículo seja entregue o quanto antes.

"O conceito Auto Center visa ainda flexibilizar o agendamento, adequando-se aos horários disponíveis da pessoa. Nem sempre as datas que oferecemos são compatíveis com a agenda livre do cliente. A ideia é flexibilizar para que ele escolha o melhor dia e horário”, explica Francisco José da Silva, gerente de Pós-Venda da Kia Sulpar.

Manutenção com mão de obra "de fábrica"

Possuir um automóvel novinho na garagem demanda menor gastos com oficina e troca de peças. O desgate natural de componentes mais caros só vão surgir depois dos 60 mil km rodados, no caso de um Toyota ou Kia.

E a diferença no custo dessa revisão básica entre concessionária e o mercado paralelo depende muito da qualidade do produto e do serviço oferecido.

“Mostramos para os nossos clientes que os serviços na concessionária Sulpar ficam muito próximo ou até mesmo mais baratos que em oficina particular”, salienta Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar.

Mecânico fazendo manutenção de um carro da Toyota
A revisão periódica na Toyota Sulpar costuma demorar duas horas, em média.| Rodolfo Buhrer

Ele observa que muitas vezes o motorista acaba se confundindo entre trabalho bem realizado ou não. “Na Sulpar, investimos forte nos treinamentos da nossa mão de obra e as peças são 100% de procedência e com a sua devida garantia”, ressalta.

Além disso, a concessionária só usa peças genuínas, com garantia de 1 ano, e, principalmente, profissionais treinados e qualificados, como também ferramentas especificas e suporte da fábrica.

Zero km tem selo de procedência

Quando se compra um carro zero-quilômetro existe a certeza de que apenas pessoas e ferramentas confiáveis tiveram contato com ele até então.

Além, é claro, dos funcionários da loja. No caso da Sulpar, para ostentar o símbolo da marca em sua fachada, é preciso passar por rígidos processos de certificação e credenciamento.

Corolla Cross zero km em frente à concessionária Toyota Sulpar Alto da XV
Corolla Cross é o mais recente lançamento da Toyota no Brasil.| Rodolfo Buhrer

As lojas do grupo são as únicas em Curitiba, e de uma seleta lista no país, com a classificação "Padrão A" da Toyota mundial nas áreas de vendas, pós-venda, financeiro e satisfação ao cliente. Feitos conquistados sucessivamente há mais de dez anos e que se repetiu em 2020.

“Depois de um ano de muitas incertezas e grandes desafios é uma satisfação enorme termos alcançado novamente a nota máxima com muito êxito e nas três lojas que operamos”, diz Moacir Cossia, diretor-superintende do Grupo Sulpar, referindo-se às concessionárias dos bairros Hauer e Alto da XV, em Curitiba, e também em Paranaguá.

Menos burocracia na compra do zero km

Showroom de zero km da Kia Sulpar, em Curitiba
Showroom da Kia Sulpar, em Curitiba. | Rodolfo Buhrer

A concessionária conta com a parceria de instituições financeiras e dos próprios bancos de montadoras para facilitar a compra. Isso diminui a burocracia para o cliente, agilizando a aprovação do crédito, em caso de financiamento, e a rápida entrega do veículo.

"No Grupo Sulpar, por exemplo, os bancos Toyota e Kia permitem ao comprador incluir nas prestações os valores de acessórios, seguro do veículo e o gasto com despachante", explica Wilian Takenaka, gerente Comercial da Kia Sulpar.

De acordo com ele, dessa maneira a pessoa não se descapitaliza e ainda sai da loja com o carro e tudo resolvido de forma conveniente.

A burocracia para licenciar um automóvel zero km também é bem mais fácil em comparação a um usado. Não há a preocupação com os antecedentes desagradáveis que aparecem no ato da transferência. Sem contar que a concessionária, geralmente, faz esse trabalho de licenciamento para o cliente.

Garantia de fábrica de 5 anos

Apesar de ser pouco recorrente um carro novo apresentar defeitos de fábrica, eles podem surgir. Ou então um componente sofrer um desgaste anormal para o período ou a quilometragem prevista. Nesses casos, quanto maior o tempo de cobertura, menos dor de cabeça para o motorista.

Tanto a Toyota quando a Kia oferecem cinco anos de garantia de fábrica para os seus modelos. Algo pouco comum no mercado. Isso valoriza muito o veículo na hora da revenda.

"O consumidor troca o carro em média com dois anos de uso, sendo assim conseguimos captar o veículo e revendê-lo dentro da garantia de fábrica. O que proporciona maior liquidez ao mesmo”, enfatiza Priscilla Pozzi Cardozo, gerente Comercial da Toyota Sulpar Hauer.

Tecnologia mais avançada

A concorrência entre as montadoras faz com que equipamentos e tecnologias sejam sempre atualizados a cada renovação de linha ou lançamentos. É possível ver uma evolução dos automóveis comparando modelos iguais com 1 ou 2 anos de diferença.

Na parte mecânica são solucionados problemas vistos nas versões anteriores, executados acertos que colaboram para o melhor rendimento e consumo dos motores. Há também avanços nos componentes de segurança.

Painel digital do Corolla Cross.
Quadro de instrumentos digital da versão topo XRX. Foto: Toyota/ Divulgação| Rodolfo Buhrer

Já em relação ao conforto e à conveniência, surgem novos sistemas de som e comunicação cada vez mais inteligentes, acessórios eletrônicos ao alcance de um toque e revestimentos mais duráveis em painéis e portas.

“Atualmente, os consumidores buscam veículos com novas tecnologias de segurança. No caso da Toyota, o pacote Safety Sense é um exemplo que faz a marca sair na frente em relação à concorrência”, destaca Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar Alto da XV.

Ela refere-se aos sistemas eletrônicos de auxílio à condução, presentes na versão Altis do Corolla, e ainda no RAV4 e no Corolla Cross. O sistema aumenta a segurança do carro com o piloto automático adaptativo, o alerta de saída de faixa, o farol alto automático e a frenagem automática de emergência.

CANAIS SULPAR

O Grupo Sulpar tem mais de 50 anos de atuação no mercado automotivo. Em Curitiba, conta com duas lojas Toyota - Hauer e Alto XV - e uma Kia, além da concessionária Toyota em Paranaguá. Mais informações sobre os modelos das marcas no site www.toyotasulpar.com.br e www.kiasulpar.com.br e nos canais do Facebook (Toyota Sulpar/ Kia Sulpar) e Instagram (Toyota Sulpar/ Kia Sulpar).

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