Tecnólogos: cursos com duração de dois a três anos, focados no mercado de trabalho  e com conteúdo mais prático | Bigstock
Tecnólogos: cursos com duração de dois a três anos, focados no mercado de trabalho e com conteúdo mais prático| Foto: Bigstock

Durante o período pré-vestibular, os alunos se depararam com diversas questões na hora da escolha pela universidade. Além de optar pela instituição de ensino superior – se vai ser pública ou não – e o curso, é necessário também definir o tipo de graduação, já que, em algumas carreiras, é possível optar por bacharelado e licenciatura, e em outras há a alternativa da graduação tecnológica – conhecida como “curso tecnólogo”. 

Os cursos tecnólogos têm menor duração, mas isso não significa que o conteúdo seja incompleto, apenas o foco de cada um é diferente. São cursos com duração de dois a três anos, focados no mercado de trabalho atual e que possuem um conteúdo mais prático, enquanto os de graduação possuem um foco mais geral e teórico. 

O diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Luiz Antônio Passos Cardoso, explica como funciona o mercado de trabalho o mercado de trabalho para quem faz curso tecnólogo. “Os cursos mudam conforme a necessidade do mercado de trabalho. O estudante graduado com diploma de tecnólogo estará pronto para suprir a necessidade do mercado atual”, explica. 

Novidades 

Porém, dependendo da área, muitos ainda confundem os cursos tecnólogos com os cursos técnicos. Carla Santos*, 26 anos, que se formou em Tecnologia em Radiologia pela UTFPR em 2014, conta que ainda há pouco reconhecimento. “Durante o curso, eles explicam para a turma a diferença entre técnicos e tecnólogos, e no mercado, muitas oportunidades exigem formação como tecnólogo, mas ainda nos registram como técnico”, relata. 

Luciano Pires Filho, 26 anos, formou-se em Gastronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2013. Segundo ele, as dificuldades que encontrou para conseguir um estágio enquanto estava na universidade desapareceram depois que conquistou o diploma. “O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para quem não tem experiência. No curso de Gastronomia, como as aulas são muito práticas e os professores tentam trazer situações reais, me senti mais seguro ao buscar uma vaga”, explica. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as faculdades de Curitiba oferecem mais de 50 cursos de graduação tecnológica. Pelo menos 14 deles estão nas universidades públicas. 

“Incentivamos os estudantes a irem às feiras estudantis para entender melhor sobre os cursos, não só de graduação, porque são mais conhecidos, mas também as novidades”, informa a Coordenadora do curso de Comunicação Institucional da UFPR, Flávia Lúcia Bazan Bespalhok. 

Para Cardoso, o estudante precisa saber o que espera com a modalidade escolhida. “Se o foco do estudante é o mercado de trabalho, o curso tecnólogo é a melhor escolha, mas se o que chama atenção é a carreira acadêmica, por exemplo, o curso de graduação é o mais adequado”, conclui. 

*Nome fictício, a pedido da entrevistada. 

Modalidades acadêmicas 

Tecnólogo: Os cursos tecnólogos possuem a duração de dois a três anos e são focados para o mercado de trabalho atual e focam, principalmente, no lado prático das profissões. 

Bacharelado: Os cursos de bacharel possuem uma duração de quatro a seis anos e são focados no mercado de trabalho em geral. 

Licenciatura: Os cursos de licenciatura possuem duração de quatro anos e são focados para quem quer ser professor de ensino fundamental e médio.