topo barragem Itaipu
| Foto: AlexandreMarchetti

Em 17 de maio, a Itaipu Binacional completou 45 anos de sua constituição formal. Dividida entre o Brasil e o Paraguai, a usina detém o recorde de maior produção de energia em um ano, de 2016, quando foram gerados 103.098.366 MWh -- embora a chinesa Três Gargantas tenha uma maior capacidade, os seus índices de produção energética máximos estão abaixo de Itaipu.

A segurança energética dos dois países, que dividem igualmente o que é produzido, é um dos seus principais objetivos, mas a influência de Itaipu se estende a diversas outras áreas, como o meio ambiente, a agricultura familiar, a saúde, a tecnologia e a inovação.

“A Itaipu tem um papel importantíssimo, não só para o Brasil e o Paraguai, mas também para o Paraná. As ações desenvolvidas pela empresa na margem brasileira geram impactos positivos na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida da população”, afirma o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.

Neste especial, mostraremos como a Itaipu contribui para a transformação do Paraná, da economia brasileira, da vida das pessoas e do desenvolvimento tecnológico. Confira: