Com centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento avançados na Suíça, Estados Unidos e Colômbia, equipes são treinadas para buscar soluções inovadoras com alta tecnologia.
Com centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento avançados na Suíça, Estados Unidos e Colômbia, equipes são treinadas para buscar soluções inovadoras com alta tecnologia.| Foto:

Empresa com duas plantas instaladas no Paraná, utiliza de alta tecnologia onde tudo pode ser reciclado, colaborando para a redução da pegada de carbono

Com o compromisso de trabalhar em todas as frentes da sustentabilidade ambiental e social, a Darnel Group fabrica produtos eco-eficientes e 100% recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis. Muitos desses materiais voltam para sua casa embalando carnes, frutas, saladas, peixes, sanduíches e bolos, por exemplo. Na última década mais de 30 mil toneladas de plásticos foram transformadas em embalagens que futuramente podem ser recicladas novamente.

A Darnel Group é de origem colombiana, possui fábricas em vários países, e tem duas unidades de produção no Paraná: uma em Araucária e outra na Cidade Industrial de Curitiba que juntas, empregam 500 pessoas. Há 12 anos no Brasil, a empresa se dedica a proteger os alimentos de forma mais segura, estender sua vida útil e reduzir o desperdício de alimentos.

Em um processo exclusivo, chamado de ‘’RESQ’’, a Darnel utiliza na composição mínima, 70% de material reciclado pós-consumo, de garrafas e embalagens, adequado para contato com alimentos de acordo com os padrões da FDA e da Anvisa. Com essa tecnologia, beneficiam o planeta e milhares de famílias que vivem da reciclagem. Outra linha de produtos, a Darnel Naturals é composta por produtos recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis. Fabricada com responsabilidade, ela possui 100% de polpa de celulose (papel), fibra de bambu, papelão ou bagaço de cana. Resistente à gordura e à umidade, para embalar alimentos quentes e frios, como sorvetes, cafés, entre outros, os clientes são restaurantes, lanchonetes, delivery.  A líder na fabricação de embalagens, dedica sua produção para atender tanto exportação como o mercado interno.

O CEO da Darnel Group Brasil, Ernesto Maceiras, reforça a importância de a empresa estar no dia-a-dia de todas as pessoas: “nós oferecemos produtos e conveniência excepcionais, ao melhor valor possível, buscando sempre a sustentabilidade ambiental e social, reduzindo a quantidade de lixo que vai para aterros sanitários, ou pior, para os rios e oceanos”. Os nossos produtos, diz ele, ‘’podem ser reciclados e transformados em embalagens novas ou outros produtos, reduzindo também, a sua pegada de carbono. Usamos menos matérias-primas em nossa produção, para conservar os recursos naturais, e assim, evitamos o desmatamento"

Ernesto Maceiras é uruguaio, tem 41 anos e 21 de carreira, um líder jovem que foca no futuro e baseia o gerenciamento à frente da Darnel, nos modelos da economia circular e na ecologia industrial e diz que “é preciso demonstrar a capacidade de adicionar valor de verdade e de forma sustentável às coisas, e as pequenas ações do dia-a-dia, acabam gerando um efeito composto de uma bola de neve de prosperidade, se a gente alimentar e regar essa plantinha com consciência, essa equação se dá.” Ernesto Maceiras utiliza a máxima “tudo o que você faz para os outros, você está fazendo para você mesmo e não estamos sozinhos, é preciso pensar num bem maior”, para explicar os valores e o compromisso da Darnel no Brasil, com o ciclo da vida sustentável que beneficia a sociedade e o planeta.

A Darnel possui centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento avançados na Suíça, Estados Unidos e Colômbia, com equipes treinadas para buscar soluções inovadoras com alta tecnologia. Para atender todos os níveis de clientes, cerca de 10 a 15 novos produtos, com ‘design’ diferenciados, são criados por mês na empresa. Com os investimentos, a Darnel Brasil recebeu os certificados ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e Lixo Zero (Destinação de Resíduos), na Categoria Ouro.

O CEO da Darnel Group Brasil, Ernesto Maceiras, enfatiza que um dos principais focos da empresa, são os colaboradores, que fazem a diferença, se dedicam para cuidar uns dos outros e que por isso, a Darnel recebeu o reconhecimento e o certificado do SESI de “Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar”. Ele afirma com orgulho: “Somos uma das melhores empresas para se trabalhar”, em referência ao selo Great Place to Work que possuem desde 2021.

A Darnel Group Brasil é filiada ao LIDE Paraná. O LIDE Paraná trará semanalmente exemplos de empresas e empreendedores paranaenses, em expansão ou que venceram as adversidades e são modelos a se inspirar.